Stellantis Challenge FIEMG Lab
DESAFIO
COMO INCENTIVAR O USO DO ETANOL EM CARROS FLEX?
O etanol representa relevante vantagem estratégica do Brasil para uma propulsão mais limpa. É um combustível com menos emissões em seu ciclo de produção e uso do que os combustíveis fósseis, pois a cana de açúcar, em seu ciclo de vida, absorve de 70% a 80% do CO2 liberado na produção e queima do etanol, através da fotossíntese. Além disso, é financeiramente vantajoso para o consumidor em algumas regiões do País e pode trazer benefícios para o motor.
Apesar das vantagens citadas e, mesmo em regiões do Brasil onde financeiramente o abastecimento com etanol é mais vantajoso se comparado à gasolina, a preferência do consumidor prevalece pela gasolina. Isso se deve, em grande parte, a uma cultura fortemente enraizada de uso da gasolina e à existência de diversos mitos sobre a utilização do etanol, como: performance inferior, desgaste do motor e ser menos econômico em qualquer cenário.
O desafio busca encontrar soluções tecnológicas para incentivar o uso do etanol e quebrar os mitos relacionados à sua utilização. Busca também encontrar maneiras de obter dados relacionados à escolha do consumidor quanto ao combustível durante o abastecimento de veículos flex das marcas Stellantis.Espera-se como resultado, um maior índice de consumidores optando pelo etanol na hora de abastecer, monitoramento da utilização de etanol em carros flex, a melhoria da experiência do cliente durante a escolha do combustível, a demonstração com transparência das vantagens do etanol.
Sobre a geografia de aplicação, o desafio prioriza os estados de São Paulo e Minas Gerais, considerando a relevância estratégica destes mercados e a série histórica representativa de precificação favorável ao etanol. Sendo bem sucedida, a solução tem potencial para aplicação nas marcas Stellantis em todo o território nacional.