GERDAU CHALLENGE – REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE FINOS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL.
DESAFIO
REDUÇÃO DA GERAÇÃO DE FINOS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL
A Gerdau é atualmente a maior produtora de carvão vegetal do mundo. A empresa realiza o plantio do eucalipto que será transformado em carvão vegetal no processo de carbonização da madeira.
Durante a produção do carvão vegetal, desde o momento em que a muda é plantada, a madeira colhida até o processo de transformação em carvão, e a entrega na Usina, há fatores que podem influenciar na geração de finos de carvão, que são pedaços de carvão com granulometria muito pequena.
Os principais fatores que influenciam na geração de finos de carvão são: temperatura de carbonização; umidade da madeira; resíduos da colheita; manuseio do carvão; focos de fogo; qualidade da madeira; taxa de aquecimento.
Hoje o processo de produção do carvão vegetal é mecanizado, o que provoca uma elevada quantidade de finos de carvão. Aproximadamente 50% de todos os finos gerados acontecem devido a movimentação do carvão no transporte e descarga, e no processo de carbonização em batelada no forno retangular.
Já a operação de estocagem na planta da Gerdau é responsável por aproximadamente 11% da geração de finos.
Os finos ocupam os espaços vazios entre os pedaços de carvão obstruindo assim a circulação dos gases, retardando com isso a marcha do forno e consequentemente aumentando o consumo específico de carvão.
O desafio busca uma solução para a redução de finos entre a etapa de carbonização, na planta da Gerdau em Três Marias, e o envio para a usina, aumentando com isso a qualidade e o rendimento do carvão vegetal.