VALE Challenge FIEMG Lab – QUANTIFICAR O IMPACTO DAS PROPRIEDADES DO PRODUTO NA COMPOSIÇÃO DE SEU PESO.
DESAFIO
QUANTIFICAR O IMPACTO DAS PROPRIEDADES DO PRODUTO NA COMPOSIÇÃO DE SEU PESO.
O peso médio do vagão é a medida da massa líquida transportada por cada vagão em um dado período e existem 4 variáveis que impactam no resultado do peso médio por vagão transportado: Tamanho do vagão, mix de produtos, expertise do operador e as propriedades dos produtos.
No mês anterior à expedição é realizado o cálculo da meta do peso médio de cada produto, com base apenas em dados históricos dos últimos três meses, ou da última informação disponível no caso de não ter ocorrido o transporte do produto no mês anterior. Apesar das propriedades específicas de cada produto impactarem em seu peso médio, ainda não é de conhecimento o quanto cada propriedade influencia, o que provoca resultados imprecisos no cálculo das metas do peso médio, sendo necessário uso do resultado histórico, o qual não representa necessariamente as propriedades do material que será expedido no mês seguinte.
Assim, após o carregamento dos vagões, eles são pesados e observa-se que em diversos lotes o peso médio do vagão não corresponde à meta de peso médio estimada, não sendo possível identificar qual foi o real impacto que gerou a perda ou ganho do resultado em relação à meta.
Espera-se com esse desafio encontrar soluções para identificar os reais impactos no peso médio real dos produtos e, com isso, melhorar o acompanhamento dos indicadores do peso médio de cada produto, devido ao aumento da confiabilidade no resultado do cálculo do peso médio e otimizar a utilização de recursos pela maximização de volume transportado.