Anglo American Challenge FIEMG Lab – Previsibilidade do desgaste de rolos em correias transportadoras
DESAFIO
PREVISIBILIDADE DO DESGASTE DE ROLOS EM CORREIAS TRANSPORTADORAS
O minério de ferro, importante material da operação da Anglo American, é carregado por meio de correias transportadoras durante os processos de cominuição e segregação, os quais fazem parte da planta de Beneficiamento de Usina, localizada em Conceição do Mato Dentro (MG).
As correias transportadoras são equipamentos projetados para transportar sobre certa distância os materiais com pesos e tensões variados, oferecendo mais dinamismo à produção e reduzindo custos nas indústrias. Dentre seus componentes, destaca-se a elevada quantidade de rolo em seus diferentes formatos e que podem ser denominados como rolos de carga e rolos de retorno.
Embora não tenham um custo significativo quando comparado aos demais componentes das correias transportadoras, os rolos representam um impacto significativo para as operações quando apresentam falhas. Estas falhas costumam acontecer devido ao desgaste excessivo por abrasividade, quebra por sobrecarga, sobreaquecimento por dano dos rolamentos, etc. Para a identificação das mesmas, a Anglo American possui atualmente um sistema de monitoramento de temperatura, porém, ainda depende da inspeção sensitiva dos inspetores para abranger as demais patologias pertinentes aos modos de falha.
Nesse sentido, um modo de falha extremamente crítico para o processo é o desgaste do corpo (Metálico ou Polímero) dos rolos que, por sua vez, são de difícil identificação devido à impossibilidade de realizar inspeções durante uso e por não ser detectado pelos sensores de temperatura.
À vista disso, o desafio busca por soluções para a inspeção e o monitoramento dos rolos com o equipamento em operação, garantindo maior confiabilidade na identificação dos desgastes e danos dos rolos, bem como previsibilidade e otimização da vida útil dos mesmos.