Boas Práticas e Desafios na Relação entre Indústria e Startup

relações entre indústria e startup

O contexto tecnológico atual favorece a relação entre indústria e startup para promover inovação e transformação digital nos negócios

Essa conexão oferece mais competitividade à indústria, ao passo que proporciona mais conhecimento e maturidade às startups.

É nessa relação WIN-WIN que surge a inovação aberta: um modelo de gestão que promove um desenvolvimento disruptivo na empresa, por meio da descentralização da mentalidade inovadora. 

Ou seja, busca a inovação a partir da criação de parcerias externas com outras organizações, como startups.

Por que inovar e como é a relação entre indústria e startup nessa parceria

Inovar é desafiador, mas a relação entre indústria e startup pode proporcionar a tecnologia que o setor industrial precisa para acelerar resultados, e impulsionar startups com soluções industriais sustentáveis

Entretanto, a relação entre indústria e startup também possui aspectos complexos, pois cada um dos protagonistas têm regras e ritmos diferentes para entrar no jogo do open innovation.

O que fazemos no FIEMG Lab é mediar, oferecer ferramentas e conhecimento aos players para seguirem com sucesso na jornada de conexões.

Para apoiar essa relação entre indústria e startup, o FIEMG Lab produz, periodicamente, o INDTalkstransmissões que trazem à mesa a discussão de temas de alta relevância no setor industrial e tecnológico – com convidados de ambos os lados da inovação.

O objetivo dos INDTalks é compartilhar os desafios e aprendizados obtidos por meio das provas de conceito e negócios realizados entre indústrias e startups.

No evento online, tivemos a presença das Indústria do Futuro, Novo Nordisk e RHI Magnesita, a startup acelerada pelo programa FIEMG Lab 4.0, a AI Robots, e a gerente do Hub FIEMG Lab, Gabriella Sant’Anna.

A pauta da edição é um tema pertinente ao dia a dia das empresas que vivenciam a inovação e precisam implementar a transformação tecnológica nos seus processos.

Mas para tornar essa transformação real e de alto potencial para ambos, é primordial conhecer as boas práticas na construção de relações fortes e parcerias de sucesso entre startup e indústria até a concretização da negociação.

Essa demanda não é exclusiva das indústrias e startups que fazem parte dos programas do FIEMG Lab, o que vemos e ouvimos no cotidiano do ecossistema, é a necessidade da indústria de se reinventar, adotar novas tecnologias e inovar seus produtos e processos.

Confira o vídeo acima e veja como o setor industrial e as startups estão criando iniciativas para mudar esse cenário. Conheça agora a experiência de indtechs e a percepção das indústrias nessa relação de negócios. 

Os principais desafios na relação entre indústria e startup

1 - Burocracia na indústria

O modelo industrial é baseado em uma esteira que envolve mais tomadores de decisões em diversas etapas e setores da empresa.

Logo, por vezes, a agilidade de uma startup esbarra na burocracia e regras que fazem parte do dia a dia da indústria. 

No INDTalks, a Novo Nordisk trouxe esse ponto com destaque e compartilha desse desafio associado à maior complexidade do setor em que atuam, o setor farmacêutico.

2 - Mudança de mindset para entrar na relação entre indústria e startup

A indústria, geralmente, trabalha com modelos de negócio mais engessados e realizar uma mudança, mesmo que seja para potencializar resultados, requer que setores aceitem a mudança e entendam a importância da abertura ao novo.

Essa mudança ocorre quando ela percebe que precisa rever processos com uma perspectiva mais disruptiva, de transformação tecnológica e metodologias ágeis para se tornar mais competitiva. 

Aqui no FIEMG Lab, por exemplo, chamamos de Sponsors aqueles profissionais que são os representantes da inovação na indústria.

Eles estão à frente da amostragem dos benefícios e aprendizados para os setores de tomada de decisão e equipe de execução da inovação.

Portanto, podemos dizer que são os Early Adopters da tecnologia e transformação e atuam na relação entre startups e gestão do processo e testes da tecnologia proposta.

Sendo assim, representam a base para abertura do impacto que a inovação aberta pode promover no setor industrial.

3 - Propriedade intelectual

Uma grande discussão no ambiente de inovação é sobre a propriedade intelectual da solução tecnológica.

Certamente, essa é uma questão delicada e, por isso, é preciso fortalecer pontos da relação entre indústria e startup como veremos mais à frente neste artigo.

De certa forma, essa discussão, apesar de delicada, tem uma resposta muito justa: quem faz a tecnologia é quem detém a propriedade daquela solução, seja um software, um dispositivo, uma plataforma, etc

4 - Rotatividade de talentos nas startups

Como estamos falando de comunicação e criar laços fortes nas relações de negócios, a RHI Magnesita traz à mesa um ponto de atenção para os gestores e líderes de equipe nas startups.

Dado o modelo de negócio ágil e a virada de chave rápida que ocorre nas startups, é preciso ter cuidado para que a mudança de colaboradores não prejudique o ciclo de desenvolvimento da solução, tal como a comunicação e a troca de informações.

Essas mudanças, constantemente, podem causar a necessidade de reorganização na startup e causar atritos que podem refletir e prejudicar a relação entre indústria e startup.

5 - Curadoria de fornecedores em tecnologia

Sua indústria resolveu que precisa de tecnologia, a equipe aposta na inovação, os tomadores de decisão e o setor de finanças compraram a ideia dos potenciais ganhos, mas e aí? Onde encontrar os fornecedores certos?

Uma adversidade para a indústria que já sabe que quer inovar e qual desafio quer atacar no setor, é encontrar startups adequadas a seu perfil, que entende a questão a ser resolvida e que possui expertise na solução a ser testada.

Aproveitando esse momento, aqui vai uma resposta rápida caso você esteja na busca por fornecedores de tecnologia. 

O FIEMG Lab lançou uma nova iniciativa para apoiar indústrias na busca por startups experts em soluções para o setor industrial.

O Radar INDTech é um mapeamento com 30 startups em cada edição para ajudar as indústrias a encontrar as melhores startups do mercado que podem atender aos seus desafios com compreensão sob o cenário real.

Como indústrias e startups estão equilibrando a balança na geração de negócios e relação de parceria

Agora que já vimos os principais desafios na relação entre indústria e startup, como podemos contornar esses obstáculos e alavancar a geração de negócios entre os players?

1 - Simplificar Processos

Facilitar as ações para que o negócio seja realizado com a menor quantidade de gaps possíveis. 

A tecnologia é uma forte aliada para impulsionar negócios e gerar conexões na relação entre indústria e startups, mas é preciso que a indústria consiga implementar a solução na fábrica para melhor adesão.

Do lado da indústria, processos e etapas são muito bem determinados e seguem uma ordem de execução, então, o papel da startup junto ao seu cliente aqui é tornar as etapas fáceis de aplicar, usar nomenclaturas e linguagem acessíveis e evitar atritos com os colaboradores na ponta da execução.

É uma regra básica: quanto mais simples forem as etapas, menores serão os custos e a burocracia na operacionalização.

2 - Trabalhar a Cultura

A indústria tem um ritmo diferente e, portanto, é preciso antes familiarizar o time da indústria com o conceito de processos lean startup.

Nesse contexto, a startup entra com a transferência de conhecimento à indústria, a iniciativa de alinhamento de expectativas (gestão e financeira) e a visão de aplicação da tecnologia, de forma que esclareça aos envolvidos na inovação (colaboradores e stakeholders) como ela [a inovação] pode afetar de forma altamente positiva para acelerar novos ganhos da indústria e resolver desafios antigos.

👉🏽 Confira nosso artigo sobre Metodologias Ágeis 

Construir-Medir-Aprender – também conhecido como Lean Startup –, amplamente difundido por Steve Blank e que é apoiado em três pilares: Ideia (Construir) – Produto (Medir) – Dados (Aprender).

metodologias ágeis fiemg lab

3 - Adaptação

À medida que olhamos para o futuro e para o domínio da tecnologia digital aliada à IA, fica claro que a indústria precisa se inovar e criar ou adaptar as plataformas para um sistema operacional mais eficiente, com menos desperdícios e baixo impacto ambiental.

Ao passo que a indústria implementa a inovação e executa uma nova rotina, para a startup, é preciso entender os trâmites industriais e ter visão sobre sua complexidade e seus pontos de cuidado. 

Acertar na entrega da solução e resolver os desafios industriais, requer:

  • Conhecer o fluxo de cada indústria;
  • Mapear o ambiente atual e seus desafios;
  • Obter informações do processos de compra;
  • Saber como funciona o fluxo de inovação;
  • Esclarecer as etapas contratuais;
  • Realizar medição de resultados.

4 - Tomada de decisões em parceria

Entrar em uma parceria traz grandes aprendizados para ambos os lados, mas indústrias e startups precisam considerar uma variedade de fatores antes de tomar qualquer decisão no ecossistema de inovação. 

Embora cada empresa tenha seu próprio sistema e diretrizes, compartilhar dados e abrir um canal de comunicação viável garante o máximo de benefícios em uma parceria.

É assim que estabelecemos uma forte conexão de cooperação e clareza quanto aos objetivos que uma solução tecnológica poderá trazer à indústria ou as otimizações necessárias conforme avançamos nas provas de conceito.

👉🏽 A importâncias das Provas de Conceito para a inovação aberta entre startups e indústrias

5 - Conquistar a confiança

Todos concordam que uma relação entre indústria e startup de sucesso, precisa criar uma relação de troca e de confiança.

Conquistar a confiança do cliente é um dos desafios mais importantes que as startups enfrentam, dado que, para a indústria, o perfil ágil e a rápida mudança de estratégia das startups podem ser interpretadas como algo inseguro com relação à sua realidade industrial. 

Então, a primeira solução é que a startup se posicione como uma verdade parceria de crescimento para a indústria, demonstrar maturidade nas relações de negócio e imergir nas expectativas de um clientes desse porte.

Com uma base de clientes altamente satisfeita e leal, as startups podem escalar e progredir em direção à excelência.

Os clientes são a verdadeira força por trás do sucesso de uma startup. 

Para conquistar a confiança e a lealdade dos clientes, as startups precisam se dedicar para implementar uma filosofia de trabalho centrada no cliente, de modo a permitir que tenham sucesso em sua busca por alcançar o crescimento sustentável e o progresso que desejam.

O que dizemos aqui com frequência para as startups aceleradas pelo FIEMG Lab 4.0 é que as equipes de desenvolvimento de tecnologia devem ser apaixonadas não somente pela solução, mas principalmente, apaixonadas pelo problema que precisam resolver para a indústria.

Gostou do artigo? Comente aí se você faz parte do ecossistema como indústria ou startup e qual o maior desafio você enfrenta hoje nas relações de negócios na sua empresa.

Se quiser conhecer mais soluções do FIEMG Lab para acelerar o futuro da indústria e contribuir com a alavancagem de startups indtechs, confira nossas páginas:

Para Indústrias: Challenge FIEMG Lab e Speed Dating

Para Startups: Aceleração FIEMG Lab 4.0

Newsletter
Diário de Bordo

conteúdos e novidades direto no seu e-mail.

Confira nossos 
e-books e playbooks

O FIEMG Lab é o primeiro hub de Inovação Aberta entre Indústrias e Startups do Brasil.

(31) 2118-3520

Rua Rio de Janeiro, 471 - Centro
CEP: 30160-040, Belo Horizonte/MG

© 2025 FIEMG Lab. Todos os direitos reservados – Aviso de privacidade – Política de Segurança da Informação para Terceiros

plugins premium WordPress

Fale com um especialista

Preencha o formulário e fale com um especialista do FIEMG Lab.