VALE Challenge FIEMG Lab – PARTIDA DE LOCOMOTIVAS EM RESERVA TÉCNICA
DESAFIO
PARTIDA DE LOCOMOTIVAS EM RESERVA TÉCNICA
As locomotivas são amplamente utilizadas para o transporte de minério de ferro devido à sua eficiência para o transporte de cargas de grandes volumes. Nesse contexto, beneficiar o processo de utilização das locomotivas torna-se fundamental para os resultados das mineradoras, considerando que as cargas dependem da sua eficiência para chegar às áreas de beneficiamento, aos pontos de embarque e, prioritariamente, aos clientes.
Na Vale, a fim de evitar despesas adicionais, as locomotivas que estão fora de operação regular são mantidas em condição de prontidão para uso quando necessário, o que é chamado de Reserva Técnica. Esse processo é muito importante para garantir que essas locomotivas estejam prontas para operar eficientemente quando forem necessárias.
Durante a Reserva Técnica, as locomotivas são estacionadas em pátios onde são desligadas. Lá, são abastecidas com diesel e convertem em eletricidade para o funcionamento de todos os sistemas, incluindo carga de baterias. Quando a locomotiva está desligada, a sua partida e a manutenção de equipamentos periféricos como câmeras, sensores, rádios e outros, é feita por meio da bateria. Este consumo, sem o carregamento das baterias durante o período de Reserva Técnica, torna-se um gargalo, considerando que reduz a eficiência e vida útil das baterias e, consequentemente, impacta no transporte de cargas sempre que demonstram problemas ou defeitos para utilização. Nesses casos, é acionada a equipe de Help Desk, responsável por realizar manobras para tentar iniciar a locomotiva e, caso essas ações não demonstrem efeito, a Vale aciona técnicos para irem ao local ou precisam substituir a locomotiva por outra que esteja disponível.
Diante do desafio demonstrado e do seu impacto para o transporte de minério de ferro, a Vale busca soluções para garantir a autonomia energética de partida da locomotiva, garantir a facilidade e agilidade nos processos de manutenção e garantir o cumprimento do ciclo de transporte do minério de ferro.