NOVO NORDISK CHALLENGE – COMO AUTOMATIZAR O PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS?
DESAFIO
COMO AUTOMATIZAR O PROCESSO DE GESTÃO DE RESÍDUOS?

A Novo Nordisk visa automatizar o processo de gestão de resíduos em uma organização, com foco na conformidade e segurança, especialmente quando se trata de resíduos críticos que podem afetar a segurança do paciente e a conformidade regulatória. A Novo Nordisk deve garantir destruição de resíduos críticos bem como a rastreabilidade dos resíduos, desde o local de geração até a destruição final, e para isso, formulários e documentos comprobatórios são necessários. Atualmente, o processo é feito manualmente, o que dificulta o controle de quantidades e movimentações, além de sobrecarregar a equipe com tarefas operacionais. A automação desse processo busca melhorar a eficiência, garantindo que os resíduos sejam corretamente identificados, lacrados e descartados, de acordo com as boas práticas e as normas regulatórias, aprimorando os controles de movimentações, armazenamento e rastreabilidade dos resíduos.
A implementação de um sistema automatizado permitirá um controle mais rigoroso, com maior rastreabilidade das movimentações dos resíduos entre as áreas geradoras e o abrigo de resíduos. As etiquetas de identificação passarão a ser geradas automaticamente, e os dados serão lançados de forma mais eficiente no sistema de gestão, o que reduzirá a possibilidade de erros e agilizará o processo. Além disso, a automação facilitará o controle de quantidades, a documentação e o atendimento aos requisitos regulatórios, melhorando a visibilidade do processo e possibilitando auditorias mais robustas e seguras.
A relevância deste problema está na criticidade do processo de gestão de resíduos, que deve garantir a segurança do paciente através da destruição dos resíduos críticos e garantir maior sustentabilidade em relação ao meio ambiente. Com a recente mudança no espaço de armazenamento, que agora é mais estruturado, é necessário um sistema que gerencie e controle de forma eficiente os resíduos, bem como a sua localização exata nas estruturas porta paletes do Abrigo de Resíduos. A automatização também visa reduzir o tempo de execução e melhorar a eficiência operacional, ao eliminar processos manuais, como lançamento de dados no sistema, garantindo maior confiabilidade e rastreabilidade dos dados.