Anglo American Challenge FIEMG Lab – PREVISIBILIDADE DE VIDA ÚTIL DO REVESTIMENTO REFRATÁRIO DAS PANELAS DE REFINO DE METAL
DESAFIO
PREVISIBILIDADE DE VIDA ÚTIL DO REVESTIMENTO REFRATÁRIO DAS PANELAS DE REFINO DE METAL
O processo de refino de metal na Anglo American é realizado em panelas de metal que possuem revestimento refratário, sendo este projetado para receber materiais em alta temperatura. Nesse sentido, o revestimento refratário é dividido em linha de metal e linha de escória que possuem como função proteger e garantir que o material não escape da panela, o que pode ocasionar em problemas de segurança operacional e danificação do recipiente. Entretanto, o refratário está sujeito ao processo de corrosão e desgaste, sendo necessário a constante manutenção que representa um custo elevado para a área responsável na planta de Barro Alto (GO).
Devido aos eventos de desgaste prematuro do revestimento e por falta de um método mais eficaz de inspeção do refratário, a vida útil das panelas é limitada a 20 ciclos. Atualmente, o refino possui um sistema de inspeção visual, que consiste na verificação de fatores de desgaste do refratário por meio do olhar do operador. Em situações de emergência, conta-se com uma câmera termográfica no forno para indicar temperaturas fora da margem de segurança, visando evitar acidentes relacionados ao furo da panela, uma vez que pode causar risco à segurança, perda de produção e danos materiais.
Diante disso, espera-se com este desafio encontrar soluções que aumentem a previsibilidade do desgaste do revestimento refratário, de modo a aumentar o número de ciclos da panela em operação e, consequentemente, reduzir as paradas para trocas. Isso trará um ganho de segurança para os operadores, com redução de exposição aos riscos, bem como diminuição dos custos de manutenção.