Anglo American Challenge FIEMG Lab – COMO REDUZIR O TEOR DE ALUMINA DURANTE A PRODUÇÃO DE CONCENTRADOS?
DESAFIO
COMO REDUZIR O TEOR DE ALUMINA DURANTE A PRODUÇÃO DE CONCENTRADOS?
O minério de ferro extraído na planta Minas-Rio, da Anglo American, pode conter vários elementos químicos em diferentes proporções, principalmente contaminantes como sílica, alumina e fósforo. Durante o tratamento e processamento, é necessário reduzir a presença desses contaminantes. A alumina (Al2O3), em específico, é considerada um contaminante de difícil remoção durante o processo, podendo gerar impactos no desempenho e performance na fase de processamento.
Durante o processamento do minério de ferro, ocorre uma etapa de deslamagem do minério, que envolve a moagem do material para classificá-lo adequadamente para as fases subsequentes. Nesta etapa, ocorre a maior parte da remoção da alumina, realizada por meio de hidrociclones. Após esse procedimento, o material passa por processos de flotação e separação magnética, que, juntos, produzem o concentrado final.
Na planta da Anglo American, são produzidos dois tipos de concentrados (ou produtos) para o mercado: DR (direct reduction) e BF (blast furnace). O DR é considerado um produto mais refinado devido ao seu baixo teor de contaminantes, incluindo a alumina, que pode chegar a 0,4%. Já o BF tem um nível mais alto de contaminantes, com uma concentração de alumina em torno de 0,65%.
O excesso de alumina nos concentrados pode elevar os custos do processo e impactar a qualidade do produto final, que deve atender às especificações de mercado.
Comprometida em melhorar a qualidade de seus produtos, a Anglo American propõe o desafio em busca de soluções para reduzir o teor de alumina durante o processamento do minério de ferro. Assim, visa aumentar a estabilidade do processo de concentração, reduzir os custos adicionais e melhorar a qualidade do produto para o cliente final.