Anglo American Challenge FIEMG Lab – COMO EXTRAIR O FERRO PRESENTE NO REJEITO?
DESAFIO
COMO EXTRAIR O FERRO PRESENTE NO REJEITO?
O processo de concentração de minério de ferro da Anglo American ocorre na Planta de Beneficiamento Minas-Rio por meio de uma etapa importante de beneficiamento chamada flotação. Nesta etapa são gerados dois produtos: concentrado ou pellet feed rico em ferro e, o rejeito rico em sílica.
Após o processo de flotação, o produto concentrado segue para a linha de produção, enquanto o rejeito é encaminhado para a barragem. Em 2023, aproximadamente 25 milhões de toneladas de rejeitos foram gerados no Minas-Rio. A composição desses rejeitos inclui em sua maior parte teores elevados de sílica e contém ainda a presença de uma determinada quantidade de ferro (cerca de 15%).
O alto volume de rejeitos gerados ainda é um desafio significativo para o setor de mineração, devido aos diversos impactos sociais e ambientais associados. Por isso, a Anglo American está comprometida em buscar alternativas para minimizar esses problemas. Uma dessas iniciativas é o reaproveitamento do ferro presente nos rejeitos, reintegrando-o à cadeia produtiva e reduzindo a quantidade de passivos gerados.
Nesse contexto, o desafio busca soluções para extrair o ferro presente no rejeito, reduzindo a perda desse material. Isso permitirá maior aproveitamento do ferro, transformando-o posteriormente em produto concentrado, aumentando a produção final e reduzindo a quantidade de rejeito. Pretende-se, assim, promover a sustentabilidade financeira, ambiental e social, contribuindo para a eficiência dos processos minerários e para a redução do impacto ambiental associado à mineração.