fiemglab@fiemglab.com.br
FIEMG Lab
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CHALLENGE FIEMG LAB
  • FIEMG LAB 4.0
    • 5ª JORNADA FIEMG LAB 4.0
    • PORTFÓLIO DE STARTUPS
    • SPEED DATING FIEMG LAB
  • IMPULSO
  • EXPERT
  • BLOG
  • OPEN FIEMG LAB

Boas Práticas e Desafios na Relação entre Indústria e Startup

Início Inovação Aberta Boas Práticas e Desafios na Relação entre Indústria e Startup

O contexto tecnológico atual favorece a relação entre indústria e startup para promover inovação e transformação digital nos negócios. 

Essa conexão oferece mais competitividade à indústria, ao passo que proporciona mais conhecimento e maturidade às startups.

É nessa relação WIN-WIN que surge a inovação aberta: um modelo de gestão que promove um desenvolvimento disruptivo na empresa, por meio da descentralização da mentalidade inovadora. 

Ou seja, busca a inovação a partir da criação de parcerias externas com outras organizações, como startups.

Por que inovar e como é a relação entre indústria e startup nessa parceria

Inovar é desafiador, mas a relação entre indústria e startup pode proporcionar a tecnologia que o setor industrial precisa para acelerar resultados, e impulsionar startups com soluções industriais sustentáveis. 

Entretanto, a relação entre indústria e startup também possui aspectos complexos, pois cada um dos protagonistas têm regras e ritmos diferentes para entrar no jogo do open innovation.

O que fazemos no FIEMG Lab é mediar, oferecer ferramentas e conhecimento aos players para seguirem com sucesso na jornada de conexões.

Para apoiar essa relação entre indústria e startup, o FIEMG Lab produz, periodicamente, o INDTalks – transmissões que trazem à mesa a discussão de temas de alta relevância no setor industrial e tecnológico – com convidados de ambos os lados da inovação.

O objetivo dos INDTalks é compartilhar os desafios e aprendizados obtidos por meio das provas de conceito e negócios realizados entre indústrias e startups.

No evento online, tivemos a presença das Indústria do Futuro, Novo Nordisk e RHI Magnesita, a startup acelerada pelo programa FIEMG Lab 4.0, a AI Robots, e a gerente do Hub FIEMG Lab, Gabriella Sant’Anna.

A pauta da edição é um tema pertinente ao dia a dia das empresas que vivenciam a inovação e precisam implementar a transformação tecnológica nos seus processos.

Mas para tornar essa transformação real e de alto potencial para ambos, é primordial conhecer as boas práticas na construção de relações fortes e parcerias de sucesso entre startup e indústria até a concretização da negociação.

Essa demanda não é exclusiva das indústrias e startups que fazem parte dos programas do FIEMG Lab, o que vemos e ouvimos no cotidiano do ecossistema, é a necessidade da indústria de se reinventar, adotar novas tecnologias e inovar seus produtos e processos.

Confira o vídeo acima e veja como o setor industrial e as startups estão criando iniciativas para mudar esse cenário. Conheça agora a experiência de indtechs e a percepção das indústrias nessa relação de negócios. 

Os principais desafios na relação entre indústria e startup

1 - Burocracia na indústria

O modelo industrial é baseado em uma esteira que envolve mais tomadores de decisões em diversas etapas e setores da empresa.

Logo, por vezes, a agilidade de uma startup esbarra na burocracia e regras que fazem parte do dia a dia da indústria. 

No INDTalks, a Novo Nordisk trouxe esse ponto com destaque e compartilha desse desafio associado à maior complexidade do setor em que atuam, o setor farmacêutico.

2 - Mudança de mindset para entrar na relação entre indústria e startup

A indústria, geralmente, trabalha com modelos de negócio mais engessados e realizar uma mudança, mesmo que seja para potencializar resultados, requer que setores aceitem a mudança e entendam a importância da abertura ao novo.

Essa mudança ocorre quando ela percebe que precisa rever processos com uma perspectiva mais disruptiva, de transformação tecnológica e metodologias ágeis para se tornar mais competitiva. 

Aqui no FIEMG Lab, por exemplo, chamamos de Sponsors aqueles profissionais que são os representantes da inovação na indústria.

Eles estão à frente da amostragem dos benefícios e aprendizados para os setores de tomada de decisão e equipe de execução da inovação.

Portanto, podemos dizer que são os Early Adopters da tecnologia e transformação e atuam na relação entre startups e gestão do processo e testes da tecnologia proposta.

Sendo assim, representam a base para abertura do impacto que a inovação aberta pode promover no setor industrial.

3 - Propriedade intelectual

Uma grande discussão no ambiente de inovação é sobre a propriedade intelectual da solução tecnológica.

Certamente, essa é uma questão delicada e, por isso, é preciso fortalecer pontos da relação entre indústria e startup como veremos mais à frente neste artigo.

De certa forma, essa discussão, apesar de delicada, tem uma resposta muito justa: quem faz a tecnologia é quem detém a propriedade daquela solução, seja um software, um dispositivo, uma plataforma, etc

4 - Rotatividade de talentos nas startups

Como estamos falando de comunicação e criar laços fortes nas relações de negócios, a RHI Magnesita traz à mesa um ponto de atenção para os gestores e líderes de equipe nas startups.

Dado o modelo de negócio ágil e a virada de chave rápida que ocorre nas startups, é preciso ter cuidado para que a mudança de colaboradores não prejudique o ciclo de desenvolvimento da solução, tal como a comunicação e a troca de informações.

Essas mudanças, constantemente, podem causar a necessidade de reorganização na startup e causar atritos que podem refletir e prejudicar a relação entre indústria e startup.

5 - Curadoria de fornecedores em tecnologia

Sua indústria resolveu que precisa de tecnologia, a equipe aposta na inovação, os tomadores de decisão e o setor de finanças compraram a ideia dos potenciais ganhos, mas e aí? Onde encontrar os fornecedores certos?

Uma adversidade para a indústria que já sabe que quer inovar e qual desafio quer atacar no setor, é encontrar startups adequadas a seu perfil, que entende a questão a ser resolvida e que possui expertise na solução a ser testada.

Aproveitando esse momento, aqui vai uma resposta rápida caso você esteja na busca por fornecedores de tecnologia. 

O FIEMG Lab lançou uma nova iniciativa para apoiar indústrias na busca por startups experts em soluções para o setor industrial.

O Radar INDTech é um mapeamento com 30 startups em cada edição para ajudar as indústrias a encontrar as melhores startups do mercado que podem atender aos seus desafios com compreensão sob o cenário real.

Como indústrias e startups estão equilibrando a balança na geração de negócios e relação de parceria

Agora que já vimos os principais desafios na relação entre indústria e startup, como podemos contornar esses obstáculos e alavancar a geração de negócios entre os players?

1 - Simplificar Processos

Facilitar as ações para que o negócio seja realizado com a menor quantidade de gaps possíveis. 

A tecnologia é uma forte aliada para impulsionar negócios e gerar conexões na relação entre indústria e startups, mas é preciso que a indústria consiga implementar a solução na fábrica para melhor adesão.

Do lado da indústria, processos e etapas são muito bem determinados e seguem uma ordem de execução, então, o papel da startup junto ao seu cliente aqui é tornar as etapas fáceis de aplicar, usar nomenclaturas e linguagem acessíveis e evitar atritos com os colaboradores na ponta da execução.

É uma regra básica: quanto mais simples forem as etapas, menores serão os custos e a burocracia na operacionalização.

2 - Trabalhar a Cultura

A indústria tem um ritmo diferente e, portanto, é preciso antes familiarizar o time da indústria com o conceito de processos lean startup.

Nesse contexto, a startup entra com a transferência de conhecimento à indústria, a iniciativa de alinhamento de expectativas (gestão e financeira) e a visão de aplicação da tecnologia, de forma que esclareça aos envolvidos na inovação (colaboradores e stakeholders) como ela [a inovação] pode afetar de forma altamente positiva para acelerar novos ganhos da indústria e resolver desafios antigos.

👉🏽 Confira nosso artigo sobre Metodologias Ágeis 

Construir-Medir-Aprender – também conhecido como Lean Startup –, amplamente difundido por Steve Blank e que é apoiado em três pilares: Ideia (Construir) – Produto (Medir) – Dados (Aprender).

metodologias ágeis fiemg lab

3 - Adaptação

À medida que olhamos para o futuro e para o domínio da tecnologia digital aliada à IA, fica claro que a indústria precisa se inovar e criar ou adaptar as plataformas para um sistema operacional mais eficiente, com menos desperdícios e baixo impacto ambiental.

Ao passo que a indústria implementa a inovação e executa uma nova rotina, para a startup, é preciso entender os trâmites industriais e ter visão sobre sua complexidade e seus pontos de cuidado. 

Acertar na entrega da solução e resolver os desafios industriais, requer:

  • Conhecer o fluxo de cada indústria;
  • Mapear o ambiente atual e seus desafios;
  • Obter informações do processos de compra;
  • Saber como funciona o fluxo de inovação;
  • Esclarecer as etapas contratuais;
  • Realizar medição de resultados.

4 - Tomada de decisões em parceria

Entrar em uma parceria traz grandes aprendizados para ambos os lados, mas indústrias e startups precisam considerar uma variedade de fatores antes de tomar qualquer decisão no ecossistema de inovação. 

Embora cada empresa tenha seu próprio sistema e diretrizes, compartilhar dados e abrir um canal de comunicação viável garante o máximo de benefícios em uma parceria.

É assim que estabelecemos uma forte conexão de cooperação e clareza quanto aos objetivos que uma solução tecnológica poderá trazer à indústria ou as otimizações necessárias conforme avançamos nas provas de conceito.

👉🏽 A importâncias das Provas de Conceito para a inovação aberta entre startups e indústrias

5 - Conquistar a confiança

Todos concordam que uma relação entre indústria e startup de sucesso, precisa criar uma relação de troca e de confiança.

Conquistar a confiança do cliente é um dos desafios mais importantes que as startups enfrentam, dado que, para a indústria, o perfil ágil e a rápida mudança de estratégia das startups podem ser interpretadas como algo inseguro com relação à sua realidade industrial. 

Então, a primeira solução é que a startup se posicione como uma verdade parceria de crescimento para a indústria, demonstrar maturidade nas relações de negócio e imergir nas expectativas de um clientes desse porte.

Com uma base de clientes altamente satisfeita e leal, as startups podem escalar e progredir em direção à excelência.

Os clientes são a verdadeira força por trás do sucesso de uma startup. 

Para conquistar a confiança e a lealdade dos clientes, as startups precisam se dedicar para implementar uma filosofia de trabalho centrada no cliente, de modo a permitir que tenham sucesso em sua busca por alcançar o crescimento sustentável e o progresso que desejam.

O que dizemos aqui com frequência para as startups aceleradas pelo FIEMG Lab 4.0 é que as equipes de desenvolvimento de tecnologia devem ser apaixonadas não somente pela solução, mas principalmente, apaixonadas pelo problema que precisam resolver para a indústria.

Gostou do artigo? Comente aí se você faz parte do ecossistema como indústria ou startup e qual o maior desafio você enfrenta hoje nas relações de negócios na sua empresa.

Se quiser conhecer mais soluções do FIEMG Lab para acelerar o futuro da indústria e contribuir com a alavancagem de startups indtechs, confira nossas páginas:

Para Indústrias: Challenge FIEMG Lab e Speed Dating

Para Startups: Aceleração FIEMG Lab 4.0

challenge fiemg lab
Próximo Anterior

Posts recentes

  • Deep Tech Summit 2024: gerando negócios baseados em ciência
  • Produção de Petróleo e Gás Natural no Brasil: Crescimento e Oportunidades
  • Cenário Atual do Setor de Óleo e Gás e Perspectivas Futuras
  • Como a Tecnologia 5G contribui com a inovação
  • Inteligência Artificial Generativa e Hiperpersonalizada

Categorias

  • Aceleração da Indústria FIEMG Lab
  • Aceleração de Startup FIEMG Lab
  • Challenge
  • Ecossistema de Inovação
  • ESG
  • Gestão e Otimização da Produção
  • IndTech
  • Indústria 4.0
  • Inovação Aberta
  • Metodologias
  • Notícias
  • Prova de Conceito
  • Saúde e Segurança
  • Soluções Corporativas
  • tecnologia
  • Uncategorized

Arquivos

  • outubro 2024
  • agosto 2024
  • março 2024
  • fevereiro 2024
  • janeiro 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • março 2022
  • outubro 2021
  • agosto 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020

Comentários

  • FIEMG Lab | 4 Iniciativas de Tecnologia para Carbono Zero na Indústria 4.0 em Tendências em Inovação industrial para 2023
  • FIEMG Lab | O que é e Como Aplicar o Metaverso na Indústria 4.0? em Tendências em Inovação industrial para 2023
  • FIEMG Lab | Desafios e Boas Práticas na Relação entre Indústria e Startup em Metodologias Ágeis: O que são e Como usá-las para Inovar na Indústria
  • FIEMG Lab | 7 Tendências em Inovação Industrial para Acelerar sua Indústria em 2023 em A importância das Provas de Conceito para a inovação aberta entre startups e indústrias
  • FIEMG Lab | 6 Soluções Sustentáveis de Inovação Aberta para a Indústria em Aplicabilidades e Desafios da Inteligência Artificial com Rutson Aquino, da Stellantis e Igor Santiago, da Startup I.Systems

Meta

  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org


LOCALIZAÇÃO

Rua Rio de Janeiro, 471 - Centro
CEP: 30160-040, Belo Horizonte/MG

CONTATOS

fiemglab@fiemglab.com.br

(31) 3489-2079

NOSSAS REDES

Cadastre-se na Newsletter

POLÍTICAS

Aviso de Privacidade e Proteção de Dados

Política de Segurança da Informação para Terceiros

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CHALLENGE FIEMG LAB
  • FIEMG LAB 4.0
    • 5ª JORNADA FIEMG LAB 4.0
    • PORTFÓLIO DE STARTUPS
    • SPEED DATING FIEMG LAB
  • IMPULSO
  • EXPERT
  • BLOG
  • OPEN FIEMG LAB
FIEMG Lab
O FIEMG Lab tem um compromisso com a sua privacidade. Ao navegar em nossa página, seus cookies serão coletados para otimizar o desempenho do site, coletar estatísticas e exibir anúncios que sejam relevantes para você. Você pode clicar em "Permitir Cookies" para aceitar a coleta de todos os cookies, clicar em "Dispensar" para negar a coleta dos cookies, ou ainda optar por gerenciá-los individualmente, clicando em "Preferência de Cookies". Para mais detalhes, acesse nosso Aviso de Privacidade e Proteção de Dados
Preferência de CookiesAceitar Cookies
Revisar consentimento

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessários
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checbox-analytics11 months
Este cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
Funcionalidades
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Anuncios
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
SALVAR E ACEITAR