Tendências em Inovação industrial para 2023
Algumas tendências em inovação industrial para 2023 são claramente visíveis e outras se tornam mais importantes que antes.
As ferramentas e iniciativas de inovação utilizadas estão em constante evolução e, com isso, as aceleradoras estão sendo cada vez mais consideradas e os Venture Builders entram em ascensão.
Os líderes de inovação identificam algumas barreiras processuais e organizacionais que ainda impedem a aplicação da inovação industrial.
Embora as preocupações com a pandemia tenham diminuído, o atual cenário econômico ainda apresenta a incerteza em escala global, o que leva a uma abordagem relativamente cautelosa dos líderes de inovação.
Mas o que podemos esperar da inovação industrial para o mundo?
Nos últimos anos, assistimos a um momento de instabilidade global marcado por pandemias, inflação, turbulências geopolíticas, problemas de abastecimento, bloqueios, etc.
Mas são em cenários de grandes desafios, que também podemos ser criativos e gerar um momento ideal para mudar a forma como fazemos negócios e adotar novas soluções tecnológicas, que nos ajudem a lidar com cenários em tempos difíceis e transformá-los em uma oportunidade ou vantagem competitiva.
Observando o ambiente de troca e aprendizados que conquistamos em 2022 no FIEMG lab, chegamos a algumas previsões de tendências em inovação industrial que vão transformar os negócios e conexões em 2023.
Fizemos o evento online INDTalks: Tendências para a indústria em 2023: Tecnologias e Oportunidades, com grandes protagonistas da inovação.
Confira a transmissão na íntegra e continue a leitura do nosso artigo:
7 tendências (e constantes) na inovação industrial para usar como diferencial estratégico em 2023
1 - COBOTS: pessoas + robôs na inovação industrial
Robôs colaborativos (cobots) são braços robóticos capazes de automatizar tarefas em linha, que normalmente seriam realizadas por humanos.
Eles focam nas atividades que chamamos de DDD (em inglês: dull, dirty and dangerous, e em português se torna: monótonas, sujas e perigosas).
São aquelas tarefas sem grande valor agregado ainda realizadas por humanos em várias fábricas ao redor do mundo, muito padronizadas e de repetição constante.
Os cobots podem ser aplicados em diferentes tarefas com uma reprogramação rápida e o uso das ferramentas corretas.
São leves, ocupam pouco espaço e atuam em operações pouco ergonômicas, liberando colaboradores para tarefas de maior valor agregado e que demandam mais atenção.
Esses robôs industriais colaborativos também aumentam a produtividade, reduzem o desperdício e os erros.
Além disso, trabalham lado a lado (em colaboração) com humanos sem necessidade de célula de segurança após averiguação de riscos e podem ser usados em conjunto com outros sistemas de automação como máquinas CNC e robôs industriais.
2 - ERP de cara nova para novas demandas pós-pandemia
O Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) se tornou um dos pilares das manufaturas graças à habilidade de organizar processos por meio da automação, o que oferece informação precisa e em tempo real além de reduzir custos.
Tendo isso em mente, o COVID-19 mudou, fundamentalmente, a maneira como fabricantes engajam e utilizam seus sistemas ERP.
À medida que as soluções de ERP se tornam mais avançadas, mais plataformas estão começando a incorporar tecnologias como Inteligência Artificial (AI), Machine Learning (ML) e Robotic Process Automation (RPA).
Combinados, AI e ML podem ajudar as empresas a extrair dados de maior qualidade, cortar custos desnecessários, obter mais valor dos dados e melhorar a previsão de ações.
3 - Internet das coisas vai continuar sendo seu aliado ainda mais forte na inovação industrial
Informação é poder!
Não é surpresa que IoT continue no topo das tendências de inovação industrial uma vez que tem se tornado uma tecnologia cada vez mais comum no cenário.
A IoT permite que a indústria tome decisões estratégicas bem informadas usando dados em tempo real.
Além disso, pode mirar em diferentes metas, incluindo redução de custos, aumento de eficiência, maior segurança, inovação de produtos e mais.
📊 Um estudo do MPI Group mostrou que quase um terço (31%) dos processos produtivos agora incorporam dispositivos inteligentes.
Além disso, 34% dos fabricantes têm planos para incorporar tecnologias IoT em seus processos, enquanto 32% querem inserir a Internet das Coisas em seus produtos.
Portanto, 2023 será o ano para desenvolver padrões e protocolos globais para se comunicar de forma mais eficaz.
4 - Saúde e Segurança é prioridade na relevância para investimentos entre as inovações industriais
A saúde e segurança é tema prioridade ainda em 2023 porque, além de garantir a integridade do ser humano, evita que a empresa enfrente processos trabalhistas que são, além de custosos, péssimos para a reputação de uma marca.
Quando se busca soluções tecnológicas que visam gerenciar essa área da empresa, é importante mostrar a relevância do problema e o porquê da solução ser a ideal para aquela situação.
5 - Observability (ou observabilidade aplicada para otimização)
Quanto mais sua indústria puder observar o funcionamento de um sistema, mais rápido e precisamente ela poderá navegar de um problema de desempenho identificado até a causa raiz, sem testes ou codificação adicionais.
Além disso, você reduz o risco de novas falhas e custos extras para novas leituras de informação.
Logo, a observabilidade não é uma tendência de inovação industrial que substitui ou supera as ações de monitoramento, mas sim uma evolução natural dos métodos de coleta de dados APM que abordam melhor a natureza cada vez mais rápida, distribuída e dinâmica das implantações de aplicativos nativos da nuvem.
6 - Metaverso: tecnologia chega como inovação industrial
Segundo a Gartner, a expectativa é que, até 2026, mais de um quarto das empresas estejam no metaverso — e que pelo menos 25% da população mundial passe pelo menos 1 hora por dia no ambiente digital.
Apesar dos problemas que o Metaverso está tendo para se moldar, em sua concepção original, é uma inovação que pode oferecer excelentes oportunidades para empresas em termos de aumento da presença social, trabalho remoto, pagamentos, saúde, comercialização de produtos, etc.
Há um conjunto potencial de uso em indústrias que treinam trabalhadores, fabricam produtos ou operam infraestrutura.
Isso é conhecido como metaverso industrial e usa realidade virtual e aumentada para combinar os mundos físico e digital para transformar a forma como as empresas projetam, fabricam e interagem com objetos.
Isso permite ainda mais segurança nos processos, mais viabilidade para testes e uma abertura maior para provas de conceito.
O que há de novo no universo do metaverso
- Maior disponibilidade e acessibilidade de headsets AR e VR;
- tecnologia de “internet das coisas”;
- melhor conectividade e computação.
Juntos, eles permitem trazer aplicações industriais para o mundo virtual.
7 - O Canivete Suiço dos SuperApps
Os super aplicativos surgem da combinação de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema digital, tudo dentro do mesmo acesso.
São diversas ferramentas que compartilham a mesma finalidade e podem ser usadas ou retiradas de acordo com a necessidade de cada usuário.
Eles são executados na mesma plataforma que oferece vários serviços e onde podem ser criadas experiências de usuário personalizadas, envolventes e de longo alcance .
Na verdade, eles permitem a inclusão de experiências corporativas móveis e de desktop, como fluxo de trabalho, colaboração e plataformas de mensagens.
Com o tempo, eles darão suporte a chatbots, tecnologias baseadas em IoT e experiências imersivas como o metaverso.
Oportunidades para conectar sua indústria com as inovações industriais
Quer conhecer startups que estão liderando em inovação industrial no cenário de tecnologia brasileiro?
Venha para as rodadas de conexão do FIEMG Lab e conheça as indtechs que estão acelerando o futuro!
Clique aqui ou no banner abaixo para ir à página oficial:
Posts recentes
Categorias
Arquivos
- outubro 2024
- agosto 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- janeiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- março 2023
- fevereiro 2023
- janeiro 2023
- setembro 2022
- agosto 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- outubro 2021
- agosto 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
Comentários
- FIEMG Lab | 4 Iniciativas de Tecnologia para Carbono Zero na Indústria 4.0 em Tendências em Inovação industrial para 2023
- FIEMG Lab | O que é e Como Aplicar o Metaverso na Indústria 4.0? em Tendências em Inovação industrial para 2023
- FIEMG Lab | Desafios e Boas Práticas na Relação entre Indústria e Startup em Metodologias Ágeis: O que são e Como usá-las para Inovar na Indústria
- FIEMG Lab | 7 Tendências em Inovação Industrial para Acelerar sua Indústria em 2023 em A importância das Provas de Conceito para a inovação aberta entre startups e indústrias
- FIEMG Lab | 6 Soluções Sustentáveis de Inovação Aberta para a Indústria em Aplicabilidades e Desafios da Inteligência Artificial com Rutson Aquino, da Stellantis e Igor Santiago, da Startup I.Systems