Playbook de Inovação Aberta: Planejamento de Provas de Conceito entre Startup-Indústria
Essa é mais uma iniciativa criada pelo FIEMG Lab para apoiar indústrias e startups na jornada do desenvolvimento e planejamento de Provas de Conceito por meio do playbook de inovação aberta. Esse material foi criado a partir do acompanhamento no dia a dia da aceleração de indústrias e startups. O propósito desse material é compartilhar com o ecossistema de empreendedorismo e inovação boas práticas para iniciar uma PoC com sucesso.
O contexto tecnológico atual favorece a conexão das indústrias com novos parceiros para promover inovação e transformação digital nos negócios. Essa conexão oferece mais competitividade à indústria e conhecimento às startups. Esse é o primeiro passo de uma revolução e toda revolução envolve planejamento de ações, por isso, o FIEMG Lab criou o Playbook de Inovação Aberta Vol. 1: Desenvolvimento de Provas de Conceito entre Indústria- Startup: Planejamento, para apoiar indústrias e startups na jornada do desenvolvimento eficiente de Provas de Conceito.
Canvas para Planejamento de Prova de Conceito
Nesse material você terá acesso ao nosso modelo de Canvas para planejamento de PoCs, que vai auxiliar no alinhamento da PoC entre startup e indústria, mitigando riscos.
Inovação Aberta na Prática!
Diariamente, o FIEMG Lab acompanha indústrias e startups no desenvolvimento de Provas de Conceito (ou PoCs). Esse material é o resultado do método que usamos para apoiar nossas indústrias parceiras na jornada para o futuro! Veja uma amostra de como o conteúdo pode auxiliar a sua área de inovação:
Esse Playbook de Inovação Aberta foi construído junto às Indústrias do Futuro do FIEMG Lab e mais de 100 Startups que orbitam nossos programas.
No playbook de inovação aberta volume 1 você terá acesso à visão de diferentes atores do ecossistema sobre o tema. Participaram do material as Indústrias do Futuro: Anglo American, RHI Magnesita, Vale e Stellantis. E as Startups: Evoy – Evolução de Intelgência Logística, ST-One e TCX Spin-off de Inovação. Se quiser conhecer o portfólio completo de startups que orbitam o FIEMG Lab, acesse aqui.
Tudo sobre Planejamento
de Prova de Conceito
Este é só o começo da jornada. Se prepare para uma experiência astronômica!
Mentalidade e desenvolvimento enxuto, na prática, dentro do ambiente industrial, com problemas reais.
Definição do conceito para o FIEMG Lab e indicação da importância da Prova de conceito para startup e indústria.
Estratégias indicadas pelo FIEMG Lab e indústrias-madrinhas para a seleção de PoCs.
Ferramenta para uso durante a construção da proposta de prova de conceito, com o objetivo de alinhar todas as partes sobre objetivos e desafios.
Hipóteses praticáveis, convenientes e viáveis.
Boas práticas de relacionamento e comunicação e ações que devemos evitar nesse desenvolvimento.
Ao longo de 5 anos acelerando o futuro da indústria, o FIEMG Lab acompanha e desenvolve Provas de Conceito entre Indústrias e Startups. Veja os números que representam essa relação e o crescimento proporcionado pelas conexões no FIEMG Lab:
JORNADAS DE ACELERAÇÃO
STARTUPS ACELERADAS
DESAFIOS LANÇADOS
PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA ENVOLVIDOS
de ENCONTROS DE NEGÓCIOS PROMOVIDOS
PROVAS DE CONCEITO ACOMPANHADAS
em PROVAS DE CONCEITO EXECUTADAS NO HUB
em NOVOS NEGÓCIOS
COM A INDÚSTRIA
Utilize esse material para evitar desperdiçar tempo, recursos e esforços:
Planejar Provas de Conceito entre indústrias e startups não é um processo simples, mas com esse guia você vai evitar erros comuns quando o assunto é iniciar o processo de PoC para investigar hipóteses. Vale destacar que as situações abaixo não condizem com o propósito das Provas de Conceito:
#1: NÃO É UM PROCESSO ISOLADO
A Prova de Conceito não é a utilização de uma solução sem interação com a startup. Ela deve ser desenvolvida de maneira colaborativa.
#2: NÃO É SOLUÇÃO PRONTA
PoCs não fornecem uma solução de maneira tradicional e também não serve para desenvolver uma solução personalizada para a indústria.
#3: NÃO É DE LONGO PRAZO
Em uma PoC, projetos são executados em ambiente controlado, em curto espaço de tempo para gerar aprendizados e avanços rápidos.
#4: NÃO É GARANTIA
Uma prova de conceito de solução tecnológica não é garantia de resultado, o foco da PoC é proporcionar aprendizado para validação de ideias.
Estratégias para escolha de uma Prova de Conceito
Existem diferentes estratégias para a escolha de uma Prova de Conceito. O que temos visto no dia a dia do FIEMG Lab com as Indústrias do Futuro e conectadas é que, internamente, a indústria levanta questionamentos com o objetivo de identificar pontos importantes dentro da realidade e desafios que vivenciam para, só então, avançar na escolha da startup de acordo com a solução identificada como mais viável e potencialmente mais eficaz. Esse e outros assuntos você acessa no Playbook de Inovação Aberta – Volume 1: Planejamento de Provas de Conceito entre Startup-Indústria. Acesse e compartilhe!