7 Livros sobre Inovação e Inovação Aberta para Colocar em Prática Estratégias Sustentáveis na sua empresa em 2022
No FIEMG Lab, conhecimento é lei! Então, para incentivar nossos leitores e parceiros a nos acompanhar nessa jornada, listamos os 7 livros sobre inovação que você precisa ler em 2022.
Livros sobre inovação que são essenciais para sua leitura:
Se precisar escolher por onde começar, comece por aqui e, certamente, você terá uma visão geral sobre o que é inovação e como ela é importante para a sustentabilidade das empresas, de qualquer porte.
Vamos à lista:
1. Test Business Ideias: Um guia de campo de experimentação rápida. 44 Experimentos para acelerar a escalabilidade. Vença em grande estilo com pequenas apostas...
Esse livro sobre inovação explica como aumentar o sucesso de qualquer empreendimento fornecendo um guia prático para experimentação ágil e inovadora.
O autor nos apresenta 3 tópicos em destaque durante a leitura:
Você quer começar a testar suas ideias para evitar grandes falhas, mas não sabe por onde começar.
43 tipos de experimentos lindamente ilustrados e detalhados, organizados por custo, tempo e força da evidência.
Construa um caso à prova de balas baseado em evidências para que sua ideia não seja um fracasso e esteja pronta para escalar.
Por que é importante testar sua ideia de negócio de acordo com o primeiro dos livros sobre inovação?
Nenhum conceito funciona por si só. Não é coerente e assertivo partir para criação de um negócio sem antes testar sua viabilidade e demanda.
Você precisa começar a se basear em dados e não em opinões e achismos.
Afinal, se você apostar em um negócio sem testar antes, achando que a ideia será um grande sucesso, estará arriscando muito tempo, dinheiro e outros recursos investidos em seu lançamento.
Empresas geralmente pulam essa etapa porque estão com pressa para lançar seu produto e medo da concorrência fazer primeiro.
Acabam não realizando um plano de negócios ou modelo de negócios com base em seus testes/pesquisas de mercado, seguindo sua jornada de negócios sem um roteiro.
Além disso, não conseguem identificar exatamente quem é seu público-alvo. Se você não sabe nem ao menos qual seu público-alvo, seu negócio já estará fadada ao fracasso.
Até testar sua ideia, você não saberá quem a achará útil.
Sem essas informações, seu marketing não irá funcionar, você não sabe com quem deve conversar e veicular suas campanhas…
Isso empaca sua ideia ou produto – mesmo que sejam ótimos.
1. Primeiro faça um protótipo ou teste
Depois de passar pelo processo de escrever um monte de ideias, Isenberg se apressa em construir um plano de negócios ou recrutar uma equipe. "Eu gosto de esperar algumas semanas, [para] ver quais ideias realmente ficam comigo." Ele afirma que só avança se tiver uma forte sensação de que o mundo realmente precisa de sua ideia, a partir desse ponto ele constrói um protótipo e testa com um grupo de pessoas para obter feedback (dados).
Sobre testes no cenário industrial, o FIEMG Lab disponibiliza gratuitamente o playbook de inovação aberta sobre planejamento de provas de conceito entre starup-indústria.
Você pode ter acesso a esse material clicando no banner abaixo:
2. Construa um produto mínimo viável (MVP)
Um MVP é a forma mais simples de sua ideia que você pode realmente vender como um produto, disse Eric Ries, empresário do Vale do Silício e autor de The Lean Startup, mas usando os princípios do Lean Six Sigma, o livro de Ries defende ter uma versão do produto para testar e comercializar no início do processo de desenvolvimento, para que quaisquer ajustes ou alterações sejam uma resposta ao feedback real do público-alvo.
3. Execute dentro de um grupo de clientes potenciais e críticos
Quando você tiver seu primeiro protótipo ou serviço de teste pronto, apresente-o a potenciais clientes-alvo. É indicado considerar um grupo com ao menos 50 clientes em potencial para ter uma amostragem mais objetiva e assertiva. Isso serve para ver se eles se identificam com o problema da mesma forma que você. "Em outras palavras, você precisa descobrir se isso é um problema real para a maioria do seu mercado-alvo, ou apenas para alguns.", disse Wayde Gilchrist, consultor de startups e apresentador do TechStartRadio.com.
4. Faça os ajustes necessários para o seu mercado de teste
Você precisa conseguimos avaliar rapidamente se as pessoas estão frustradas por não conseguirem usar sua solução e encontrar os melhores resultados ao toque de apenas um botão. Isenberg percebeu que, embora sua ideia de negócio inicial e sua maquete fossem um bom começo, eles precisavam de ajustes.
5. Crie um site de teste com conexões de mídia social
Uma vez que seu produto ou negócio é divulgado, o mercado-alvo precisa de um lugar para obter mais informações sobre ele ou para mostrá-lo a seus amigos. Construir um site simples como uma landing page específica para o produto e usar as redes sociais são ótimas formas de fornecer informações e monitorar quantas pessoas estão interessadas no que você está vendendo.
6. Crie um plano de marketing
Não adianta apenas criar o canal de informação do seu produto ou negócio, é preciso divulgar e criar ações de captura para obter dados suficientes de resposta. Depois de ter um produto viável, você precisa agir! de acordo com o interesse nele, disse Ryan Clements, consultor de empresários em estratégia de marketing e vendas. "Faça uma lista de 100 coisas que você pode fazer para comercializar o produto e fale com 1.000 pessoas sobre o produto." escreveu Clements, em um post no blog da IvyExec. Fazendo isso, termos dados sobre o produto: saberá quem está interessado nele, quais estratégias de marketing funcionaram e não funcionaram e como você pode melhorar.
7. Adote uma mentalidade de experimentação
Se não tem essa mentalidade, desenvolva! Muitas empresas têm medo de falir, por isso não se colocam na posição de arriscar e testar ideias. Ao adotar uma mentalidade de experimentação, seu negócio terá mais valor a longo prazo, pois você dará a ele mais chances de concretizar ideias e inovação. Nesse caso, o fracasso também é visto como um sucesso, pois permite entender melhor o que funciona e o que não funciona no mundo dos negócios em constante mudança.
8. Implemente Design Thinking ao seu processo
O design thinking envolve os processos cognitivos, estratégicos e práticos de desenvolvimento de novas ideias ou produtos. Ajuda os inovadores a redefinir os problemas e a criar soluções melhores e mais criativas, além de abrir as portas para descobertas e invenções mais inovadoras. Siga as cinco etapas do design thinking : empatia (pesquisar/entender as necessidades dos clientes), definir (declarar os problemas e necessidades de seus clientes), idealizar (pensar em soluções exclusivas para seus problemas), protótipo (crie as soluções) e, mais importante, teste (experimente você mesmo).
2. Gorillas Can Dance: Lessons from Microsoft and Other Corporations on Partnering with Startups
Esse é um dos mais recentes livros sobre inovação do renomado professor de estratégia de negócios internacional e especialista Dr. Shameen Prashantham.
Perfeito para executivos de nível C, gerentes, chefes de unidade de negócios e gerentes de inovação corporativa.
Gorillas Can Dance é um recurso riquíssimo para líderes de negócios que buscam orientação estratégica para criar parcerias e colaboração com startups.
Ele oferece um roteiro comprovado para grandes corporações que colaboram com startups, item indispensável para relações de negócios entre startups e indústrias.
Com base em mais de uma década de pesquisa internacional, o Dr. Prashantham explica o “porquê”, “como” e “onde” ocorrem as parcerias entre empresas e startups.
O que aprendemos com o Dr. Prashantham
- Focar nos três pilares de sinergia, interface e exemplar para alcançar excelentes resultados na parceria
- Por que as diferenças significativas entre os negócios atraem, mas também dificulta o trabalho em conjunto
- Onde no mundo encontrar suas parcerias ideais para startups e como usá-las como uma força para o bem
- Onde encontrar parcerias ideais com startups e como usá-las de maneira positiva
3. Open Innovation Results: Going Beyond the Hype and Getting Down to Business
Vivemos em uma era de tecnologia exponencial, mas isso não é tão novo mais, já faz parte do discurso de muitas empresas, principalmente se você atua diretamente com tecnologia.
De fato, a inovação tecnológica foi promovida de maneira tão massiva por tanto tempo que agora existe um padrão para seu surgimento conhecido como, Gartner Hype Cycle.
A inovação aberta não é exceção.
Nesse livro sobre inovação, Henry Chesbrough, o criador da inovação aberta, analisa o hype por trás de sua prática além de mostrar onde os resultados ocorrem.
E melhor: ele ainda explica como as empresas podem ir além do hype para alcançar resultados reais de negócios.
O livro começa com um paradoxo exponencial; novas tecnologias estão surgindo em ritmo acelerado, mas continuamos a ver salários estagnados e a produção atrasada.
Uma provocação necessária porque essas realidades são difíceis de conciliar com a promessa de tecnologias exponenciais.
Um olhar mais atento sugere que os defensores exponenciais estão prestando muito pouca atenção à ampla disseminação e absorção de uma nova tecnologia antes que ela forneça lucro real e benefício social.
Para obter resultados valiosos com a inovação, as empresas devem abrir seus processos de inovação (praticar inovação aberta) e terminar o processo mais do que começaram.
Eles precisam abrir seus fluxos de conhecimento para gerar novo crescimento, e o conhecimento interno não utilizado deve fluir abertamente para outras pessoas para gerar novas receitas e oportunidades de negócios futuras.
Um verdadeiro ecossistema sustentável e economicamente abundante.
Muitos dos aspectos mais conhecidos da inovação aberta, como crowdsourcing, software de código aberto ou intermediários de inovação, geralmente não estão bem conectados ao resto da organização.
Usando numerosos exemplos do mundo real desses métodos na prática, Chesbrough ilustra como eles podem e devem ser usados em conexão com a organização como um todo para ter valor real a longo prazo.
O Open Innovation Results oferece uma visão clara dos desafios e realidades que limitam a capacidade das organizações de criar e lucrar com a inovação.
Seja nas maiores empresas ou em uma pequena empresa, uma economia avançada ou uma vila rural, este livro traça um curso para melhorar o crescimento e o desempenho organizacional.
4. Lean Inception: Um dos livros sobre inovação que ensina Como Alinhar Pessoas e Construir o Produto Certo
Após mais de uma década trabalhando com inceptions, Paulo desenvolveu o método que vai auxiliar você e sua equipe a colocar as ideias em ação!
Além disso, em seu livro sobre inovação, você também aprenderá o que é um MVP –Minimum Viable Product – e como construi-lo para alcançar o sucesso do seu negócio.
Não importa o tamanho ou a área da empresa, todas se deparam com dúvidas e obstáculos na hora de lançar um novo produto:
- Por onde começar?
- Onde e por quem o produto será usado?
- O que é realmente útil para o usuário?
- Quais dessas funções são possíveis?
Esses são exemplos de algumas das questões que surgem durante o processo. Porém existe uma resposta para todas as dúvidas de modo rápido e extremamente eficaz: a Lean Inception!
5. A Empresa Invencível: Como reinventar constantemente sua organização com inspiração nos melhores modelos de negócios do mundo
Esse é um dos principais livros sobre inovação que indicamos porque, além de ser muito prático, fornece ferramentas, etapas e exemplos essenciais para inserir a mentalidade de inovação na sua empresa.
Leitura mais que recomendada para líderes seniores, profissionais estrategistas, empreendedores e qualquer pessoa que queira construir uma organização que sobreviva a longo prazo.
Nesse livro sobre inovação você vai aprender a como se reinventar constantemente, competir em modelos de negócios superiores e transcender os limites do seu setor.
A seguir, trouxemos dois pontos que queremos destacar desse livro sobre inovação:
Os 5 Grandes Mitos da Inovação de acordo com esse livro sobre inovação
1) “A parte mais importante da jornada de inovação e empreendedorismo é encontrar e executar a ideia perfeita”.
2) “A evidência mostrará um caminho claro a seguir quando você testar ideias sistematicamente. A solução surgirá magicamente se você testar e adaptar sua ideia com frequência suficiente”.
3) “Um pequeno número de grandes apostas levará a um grande retorno”.
4) “As habilidades necessárias para explorar um novo negócio e gerenciar um já existente são bastante semelhantes. Negócio é negócio.”
5) “As equipes de inovação são renegadas ou piratas que querem atrapalhar o antigo negócio. Eles precisam operar em modo furtivo para sobreviver dentro de uma empresa”.
Os Riscos da Inovação que pode matar seu negócio
- Desejabilidade (os clientes não estão interessados);
- Viabilidade (não podemos ganhar dinheiro suficiente);
- Entregabilidade (não podemos construir e entregar);
- Adaptabilidade (fatores externos são desfavoráveis).
6. Geração de Modelos de Negócios: Um manual para visionários, Game Changers e Challengers
“Um modelo de negócios descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor”.
Esse é um dos livros sobre inovação de leitura obrigatória para quem procura avaliar e melhorar um modelo de negócios existente ou desenvolver um novo para sua empresa.
Serve como guia primordial para quem procura avaliar e desenvolver propostas de negócios atraentes.
Nesse livro, você aprenderá como quebrar qualquer modelo de negócios usando o Business Model Canvas.
Aqui no FIEMG Lab construímos nosso próprio Canvas de modelo de negócio com base no desenvolvimento de prova de conceito entre startup-indústria.
Ele faz parte do nosso playbook de inovação aberta volume 1: Planejamento de Prova de conceito e você pode baixar aqui gratuitamente.
9 Pontos importantes para tratar no seu modelo de negócio
Esse é mais um dos livros sobre inovação em que você terá acesso a métodos e recursos inteligentes para definir, avaliar e melhorar o seu negócio.
Ele demonstra isso focando em 9 pontos cruciais para evolução da sua empresa:
- Segmentos de clientes;
- Propostas de valor;
- Atividades-chave;
- Canais;
- Relacionamentos com clientes;
- Recursos-chave;
- Parceiros-chave;
- Fluxos de receita;
- Estrutura de custos.
Entenda o seu contexto antes de seguir um dos livros sobre inovação na sua estratégia de negócio
É importante entender o contexto no qual sua empresa está evoluindo.
Os modelos de negócios são moldados por forças externas. Eles podem ser divididos em 4 categorias:
1) Forças de Mercado,
2) Principais Tendências,
3) Forças da Indústria e
4) Tendências Macroeconômicas.
Ao contrário dos blocos de construção da tela do seu modelo de negócios, essas forças externas representam restrições com as quais você precisa trabalhar.
7. Muito Além da Sorte: Processos Inovadores para Entender o que os Clientes Querem
Aqui vemos um conceito muito importante que trata da Teoria dos Trabalhos. O que isso significa?
Os clientes não compram produtos ou serviços, eles os “contratam” para cumprir um trabalho ou para resolver um problema.
Um trabalho é “o progresso que uma pessoa está tentando fazer em uma circunstância particular”.
Ao entender as razões pelas quais os clientes “contratam” determinados produtos e serviços, as empresas podem aproveitar isso a seu favor e disparar a inovação na empresa!
Portanto, quem é gerente de produto ou faz parte de uma equipe de desenvolvimento de produtos ou é um executivo que procura identificar soluções específicas e eficazes para os problemas de seus clientes, precisa ter esse livro na sua coleção de livros sobre inovação.
Christensen, o autor, juntamente com seus coautores; fornece etapas práticas sobre como você pode entender e aplicar essa Teoria ao seu negócio.
Ele afirma:
Ter empatia pelo cliente é a chave para criar o conjunto certo de experiências. É fácil para os concorrentes copiar produtos, mas é difícil para eles copiar experiências. “The Jobs Theory” ajuda os inovadores a responder a uma pergunta crucial: a inovação é inerentemente uma questão de sorte? Com essa nova mentalidade e ferramenta, a resposta é não.
E além dos livros sobre inovação, o que mais você pode obter como processo de transformação no seu negócio?
Quer saber como levar a inovação aberta para sua indústria e se conectar com startups indtechs que estão gerando cases de sucesso utilizando tecnologias de ponta para as Indústrias do Futuro?
Venha fazer inovação aberta no FIEMG Lab:
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