Startups apresentam soluções para desafios da Gerdau
Maior empresa Brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, a Gerdau buscou soluções para dois desafios específicos: Aprimorar o processo de içamento e transporte de panelas com carga líquida e promover a interligação entre pessoas, máquinas e equipamentos nas operações florestais e, por meio do programa Gerdau Challenge FIEMG Lab, conheceu startups e projetos desenvolvidos especificamente para responder essas demandas.
Ao final da jornada de 105 dias, 7630 km percorridos e mais de 500 horas/ homem, a Gerdau saiu da etapa Imersão com duas soluções para cada um de seus desafios. Ao todo, oito startups pré-selecionadas em um universo de 66 propostas, apresentaram seus projetos para a equipe da Gerdau em evento realizado no dia 25/11 no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau). Logo após os pitchs, apresentaram, em uma rodada de negócios, os detalhes das soluções desenvolvidas.
O encontro marcou o fim da etapa Imersão na Indústria e o edital foi aberto teve a participação de diversas startups e entre elas, participantes do programa de aceleração da Federação das Indústrias de Minas Gerais, o FIEMG Lab. A startup Ivision, que trabalha com soluções em visão computacional e aprendizado de máquina baseados nos conceitos da Indústria 4.0, e a M&S Soluções Industriais, que é especialista em soluções para a indústria, foram as vencedoras do desafio Engate de carga suspensa. Já o desafio Conectividade no campo foi vencido pelas empresas Agrustada, que cria algoritmos de aprendizado de máquina aplicados aos dados para auxiliar na tomada de decisão, e a Prime Field, que é voltada para a conectividade para áreas rurais para a integração entre o campo e a indústria.
Segundo Felipe Farias, analista de projetos com a indústria do FIEMG Lab, essa é a segunda do Gerdau Challenge FIEMG Lab. “Esse é um marco para o nosso programa, mobilizamos o ecossistema de todo o país e daqui saíram quatro projetos que passaram para a etapa de implementação”, pontuou. “O propósito do evento é fechar negócios e celebrar essa jornada de inovação, completou. “Quando criamos essa área, há três anos, era apenas um sonho conectar as startups com as indústrias”, afirmou Marcelo Bigão, atual gerente do FIEMG Lab. “É mais uma frente de inovação que podem trazer soluções para os problemas da indústria. A Gerdau é uma grande parceria e o resultado do investimento será revertido para a própria empresa, por meio da solução de suas demandas específicas.
O programa Gerdau Challenge FIEMG Lab é uma iniciativa de inovação aberta que busca, a partir de desafios da indústria, soluções inovadoras no ecossistema de startups. O programa contempla desde o design e a modelagem dos desafios até o acompanhamento dos testes industriais. Para conhecer o programa Gerdau Challenge FIEMG Lab.