O Challenge FIEMG Lab é um programa de desafios de inovação aberta, realizado em parceria com indústrias. Agora, está sendo lançado o Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab.
O programa proporciona, gratuitamente, oportunidades de negócios e desenvolvimento para startups e spin-offs de todo o Brasil, identificando, conectando e aplicando novas soluções e tecnologias aderentes aos desafios propostos.
As inscrições abertas para o Novo Nordisk Challenge iniciaram nesta segunda-feira, 11 de abril de 2022 e encerram em 02 de maio de 2022.
Então, inscreva sua startup agora no programa e venha alavancar sua empresa ao lado de uma das grandes indústrias do Brasil e do mundo.
Grande Indústria do setor Farmacêutico - Novo Nordisk - oferece oportunidades no Novo Nordisk Challenge 2022
Até o momento, já foram lançados, no mercado, mais de 20 desafios em diversos setores da indústria.
Pela primeira vez, será realizada uma edição do programa com a Novo Nordisk, uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab.
A Novo Nordisk é líder global em saúde com foco no tratamento de doenças crônicas graves.
A empresa é a maior produtora de insulina do mundo, e luta, desde 1923, para derrotar o diabetes.
Desafios no Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab
O Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab tem como objetivo identificar e testar novas tecnologias que atuem na solução dos desafios propostos pela Novo Nordisk, farmacêutica líder na produção de insulina no mundo.
● Desafio 1 - Redução de tempo de máquinas paradas no setup de troca de lotes
A troca entre lotes de produção da Novo Nordisk hoje, possui um tempo médio de 39 minutos.
Nesse processo ocorre a liberação e limpeza da área, o setup do novo lote, a configuração e transferência de matérias primas para a área de produção, e a alimentação de alguns equipamentos para o início da produção de um novo lote.
A atividade de liberação da área hoje é realizada por um operador que desmonta e verifica pontos dos equipamentos com uso de lanterna, garantindo que não há peças indesejáveis para o próximo lote.
O objetivo do desafio é reduzir o tempo desse processo, diminuindo o desgaste de equipamentos com desmontagens desnecessárias e melhorando a produtividade do setor.
Além disso, a nova solução deverá considerar as condições ergonômicas dos operadores, facilitando o processo e diminuindo o desgaste dos mesmos durante a troca de lotes.
A prova de conceito será realizada em Montes Claros, na linha de embalagens do Penfill Packaging da Novo Nordisk.
● Desafio 2 - Melhoria na identificação de erros no processo de revisão da documentação de registro de lote
A revisão da documentação de lotes é uma atividade que exige muita atenção e tempo para ser executada.
Ela é realizada com recursos humanos em duas etapas de verificação – uma na produção e, em seguida, no controle de qualidade.
Essa revisão é imprescindível para garantir que as etapas de produção estejam documentadas corretamente, sendo uma atividade importante antes da liberação do produto para o mercado.
Por esta razão, quanto mais ágil for essa revisão, mais rápido são identificados e tratados os desvios no processo.
Em seguida, o produto final é liberado para o mercado, assegurando que não falte para os pacientes.
O objetivo do desafio é reduzir o tempo de revisão.
Atualmente, a média de tempo de revisão é de duas a três horas para cada lote. Em uma semana, são revisados, em média, 15 lotes, totalizando um tempo de 45h semanais.
Esse trabalho é feito de forma manual, e contempla dados inseridos de forma manual e digital nas documentações de lote.
Quem pode participar do Novo Nordisk Challenge?
O programa é destinado a startups, spin-offs e empresas de base tecnológica em geral que já possuam, ou estejam em desenvolvimento de soluções para os desafios apresentados.
De acordo com a Gerente de Inovação e Estratégia na Novo Nordisk, Juliana Cunha, a expectativa é fomentar a mentalidade de co-criação com agentes do ecossistema, aprender com a cultura das startups e com a elaboração das PoCs, além de trazer soluções tecnológicas customizadas para desafios dos nossos processos.
Benefícios de participar do Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab
1. Possibilidade de contratação para Provas de Conceito
As soluções aderentes podem ser contratadas para realização de testes industriais remunerados.
Os times selecionados na fase de Nivelamento Técnico poderão validar suas soluções, de forma remunerada, em ambientes reais de operação.
2. Expansão e escala
Uma vez validada a solução, haverá a possibilidade real de continuidade do relacionamento, seja por meio de novos testes, contratação definitiva ou escala do fornecimento.
3. Colaboração
Trabalho em conjunto com os times de especialistas da Novo Nordisk e do FIEMG Lab.
Os especialistas atuarão por até 12 semanas em conjunto com os times dos projetos selecionados para a execução das provas de conceito.
Como e onde ocorrerão as atividades para o Novo Nordisk Challenge?
O Programa é 100% online, podendo ocorrer encontros pontuais na fase de Provas de Conceito em Belo Horizonte – MG e/ou Montes Claros – MG.
O período de inscrições vai de 11/04/22 – 02/05/22 e o período de classificação e seleção das startups ocorrerá entre 03/05/2022 – 31/05/2022.
Nesse momento, será feita a avaliação e seleção inicial pela Novo Nordisk dos projetos de maior aderência para a etapa de nivelamento técnico.
Além disso, a indústria pode selecionar até quatro soluções por desafio.
Depois de selecionadas, daremos início ao período de nivelamento técnico, entre 01/06/22 – 05/07/22.
Essa é a fase na qual as startups e spin-offs terão acesso a especialistas da Novo Nordisk para construírem e refinarem suas propostas técnico-comerciais.
Aqui é feito um novo filtro e a seleção será de até duas soluções por desafio.
Posteriormente, será feita a contratação das soluções aprovadas para a execução das Provas de Conceito, entre 06/07/22 – 09/08/22.
Por fim, entre 10/08/22 – 04/11/22, serão executadas as provas de conceito contratadas e indústria e startups iniciam o processo de gestão da PoC junto ao FIEMG Lab.
Confira mais detalhes com Juliana Cunha, gerente de inovação e estratégia na Novo Nordisk:
Se você é uma startup com solução inovadora para a indústria venha se cadastrar no Novo Nordisk Challenge FIEMG Lab.
Clique aqui e faça o cadastro da sua startup.
Hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil
Com o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade, por meio da inovação aberta com startups, o FIEMG Lab possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias.
O hub é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
Juntos, acreditam na relação impactante entre startups e indústrias como agentes para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.
Estamos na quarta jornada de iniciativas para acelerar resultados de indústrias e startups e fomentar o ecossistema.
Venha conhecer todas as nossas iniciativas e nos siga nas redes sociais:
Posts recentes
Categorias
Arquivos
- outubro 2024
- agosto 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- janeiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- março 2023
- fevereiro 2023
- janeiro 2023
- setembro 2022
- agosto 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- outubro 2021
- agosto 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
Comentários
- FIEMG Lab | 4 Iniciativas de Tecnologia para Carbono Zero na Indústria 4.0 em Tendências em Inovação industrial para 2023
- FIEMG Lab | O que é e Como Aplicar o Metaverso na Indústria 4.0? em Tendências em Inovação industrial para 2023
- FIEMG Lab | Desafios e Boas Práticas na Relação entre Indústria e Startup em Metodologias Ágeis: O que são e Como usá-las para Inovar na Indústria
- FIEMG Lab | 7 Tendências em Inovação Industrial para Acelerar sua Indústria em 2023 em A importância das Provas de Conceito para a inovação aberta entre startups e indústrias
- FIEMG Lab | 6 Soluções Sustentáveis de Inovação Aberta para a Indústria em Aplicabilidades e Desafios da Inteligência Artificial com Rutson Aquino, da Stellantis e Igor Santiago, da Startup I.Systems