Fórum de Inovação: por dentro do que marcou as agendas estratégicas de inovação na Indústria

Ao longo de 2025, os Fóruns de Inovação promovidos pelo FIEMG Lab consolidaram-se como espaços estratégicos de diálogo, aprendizado e construção coletiva com as indústrias parceiras do hub: Anglo American, Capapreta, CNH, Copasa, Gerdau, Novo Nordisk e Vale. Os fóruns refletiram uma jornada estruturada de amadurecimento em inovação, conectando estratégia, cultura, tecnologia, governança e colaboração.

A retrospectiva dos temas trabalhados demonstra uma evolução coerente e intencional: da reflexão sobre resultados, reconhecimentos, planejamento estratégico e orçamentário, até o aprofundamento em inovação aberta e suas ferramentas de estruturação.

Ao todo, foram 8 edições, com a presença de nossos pontos focais em cada organização. Confira as discussões dos encontros:

Reconhecer para evoluir:

Janeiro – Compartilhamento de estratégias que geraram reconhecimentos em 2024

O primeiro encontro do ano promoveu a troca de experiências entre as Indústrias do Futuro que foram reconhecidas em premiação no evento FIEMG Lab Summit 2024. O foco esteve nas estratégias, processos e decisões que sustentaram esses resultados.

A partir do compartilhamento de boas práticas e ações implementadas, emergiram aprendizados relevantes, entre eles o entendimento de que reconhecimentos são consequência de um direcionamento estratégico consistente nessas organizações e não um objetivo isolado.

Destacaram-se como fatores determinantes para a geração de resultados sólidos e sustentáveis o alinhamento da inovação à estratégia corporativa, o estabelecimento de uma governança clara, o engajamento e a colaboração entre diferentes áreas da Indústria, além da constância na execução das iniciativas.

Planejar o futuro com visão estratégica e tecnológica

Abril –  Mapa Estratégico para 2025 e Tecnologias emergentes e produtividade na indústria

O encontro aprofundou o debate sobre o planejamento estratégico das ações voltadas à inovação. As indústrias compartilharam suas metas estratégicas para 2025, bem como os principais desafios previstos para o ano. Em um segundo momento da dinâmica, foram identificadas estratégias e desafios comuns entre as empresas participantes, ampliando a visão coletiva sobre temas prioritários.

Foi notada a importância do valor da colaboração entre as indústrias como alavanca para a inovação. Ao abordar o impacto das tecnologias emergentes na produtividade industrial, reforçou-se que o desafio vai além do conhecimento sobre novas soluções: envolve a capacidade de priorizá-las, integrá-las ao contexto organizacional e transformar seu uso em valor mensurável para o negócio.

Boas práticas e visão de longo prazo

Maio – Compartilhamento de boas práticas e estratégias de premiações previstas para 2025

Neste momento, o foco voltou-se ao planejamento de médio prazo, a partir do compartilhamento de como as indústrias estavam estruturando sua participação em premiações e pesquisas relevantes previstas para o ano.

O debate evidenciou a importância de, ao longo da jornada de inovação, manter a organização e a gestão adequada dos dados relacionados aos projetos e iniciativas inovadoras, bem como de construir narrativas consistentes e estratégicas para a comunicação dos resultados alcançados.

Estratégia e colaboração como pilares

Julho – Estratégia e Colaboração

A colaboração consolidou-se como o tema central desta agenda. A proposta do encontro foi analisar estratégias e desafios comuns entre as empresas participantes, a partir dos insumos levantados no encontro de abril, quando foi construído o mapa estratégico para 2025.

Esse momento evidenciou, que a inovação deixou de ser encarada como um esforço isolado e passou a ser compreendida como um processo sistêmico, sustentado por conexões estratégicas, colaboração estruturada e relações de confiança entre os diferentes atores envolvidos.

Cultura de inovação e geração de valor sustentável

Agosto – Cultura de Inovação: estratégias para gerar valor sustentável

O encontro profundou a dimensão humana da inovação, explorando como o fortalecimento da cultura de inovação pode alavancar estratégias e potencializar a geração de valor nas indústrias. A discussão destacou que a cultura atua como elemento transversal, capaz de sustentar e acelerar os resultados das iniciativas inovadoras.

As reflexões reforçaram que tecnologias e metodologias, por si só, não garantem resultados consistentes. Esses resultados só se concretizam quando há lideranças e uma cultura organizacional que estimulem a experimentação, o aprendizado contínuo e o alinhamento estratégico, posicionando a inovação como uma verdadeira alavanca de desempenho e valor sustentável, conduzida pelas pessoas dos times.

Orçamento como viabilizador da inovação

Setembro – Orçamento para inovação: dilemas, práticas e aprendizados

O debate sobre orçamento trouxe à tona dilemas recorrentes das organizações: como : priorizar investimentos em inovação, lidar com incertezas e demonstrar retorno sobre investimento. Foram compartilhadas práticas que equilibram controle financeiro e flexibilidade, fundamentais para iniciativas inovadoras.

O encontro reforçou que inovação não deve ser tratada como custo, mas como investimento estratégico, integrado ao planejamento financeiro da empresa.

Inovação aberta na prática: estruturação e ferramentas

Outubro e Novembro – Desafios de inovação aberta: estruturação e boas práticas

Encerrando o ciclo anual, os dois últimos encontros aprofundaram o tema da inovação aberta, a partir do compartilhamento de boas práticas e aprendizados relacionados à estruturação de desafios no tema. As discussões fortaleceram a capacidade das indústrias de desenhar e gerir esses desafios com maior clareza estratégica, consistência e efetividade.

Foi consolidado um mapa de práticas, evidenciando como as indústrias identificam, estruturam e priorizam seus desafios de inovação aberta, e, as principais barreiras enfrentadas ao longo desse processo. A partir da colaboração entre as empresas participantes, emergiram aprendizados fundamentais para que que possam atuar de forma estratégica, segura e orientada a resultados, alinhadas às práticas adotadas por indústrias referência no tema.

Uma jornada de inovação estratégica e colaborativa

A retrospectiva dos Fóruns de Inovação FIEMG Lab em 2025 revela uma narrativa consistente e lições para o futuro:

1. A inovação deve ser vista como jornada, construída com estratégia, colaboração, cultura e visão de longo prazo.

2. Cada tema abordado contribuiu para fortalecer a capacidade das indústrias de responder aos desafios atuais e se preparar para o futuro.

3. Os fóruns reforçaram o papel do hub como articulador de conexões, facilitador de aprendizados e parceiro estratégico das indústrias que acreditam na inovação como motor de competitividade e desenvolvimento sustentável.

Quer saber mais sobre como podemos construir juntos o futuro da Indústria? Clique aqui e saiba mais.

Até 2026!

Newsletter
Diário de Bordo

conteúdos e novidades direto no seu e-mail.

Confira nossos 
e-books e playbooks

O FIEMG Lab é o primeiro hub de Inovação Aberta entre Indústrias e Startups do Brasil.

(31) 2118-3520

Rua Rio de Janeiro, 471 - Centro
CEP: 30160-040, Belo Horizonte/MG

© 2025 FIEMG Lab. Todos os direitos reservados – Aviso de privacidade – Política de Segurança da Informação para Terceiros

plugins premium WordPress

Fale com um especialista

Preencha o formulário e fale com um especialista do FIEMG Lab.