GERDAU CHALLENGE – MEDIÇÃO ONLINE DO EMPENO DE PERFIS METÁLICOS NA LAMINAÇÃO
DESAFIO
MEDIÇÃO ONLINE DO EMPENO DE PERFIS METÁLICOS NA LAMINAÇÃO
A presença de empenos é inerente ao processo de produção dos perfis metálicos tipo I/H e, por esse motivo, os perfis necessitam de um processo adicional de retirada do empeno, onde existem valores de tolerância estabelecidos em normas técnicas. Existem diferentes tipos de empeno que podem aparecer como resultado do processo de resfriamento após a laminação do perfil metálico, como o empeno de alma.
Após a laminação do perfil, o mesmo passa por uma desempenadeira mecânica para retirada das tensões residuais e, por consequência, a retirada do empeno de alma. Em uma frequência de amostragem adequada, geralmente a cada uma hora ou em um período menor caso haja necessidade, é retirado um perfil metálico como amostra para fazer a verificação do empeno do material.
Para realizar essa análise, utiliza-se uma linha fixada a dois ímãs, os quais são colocados em cada uma das extremidades do perfil, de maneira que se identifique a curvatura no material. Então, com o auxílio de uma escala graduada mede-se a distância da linha, que está esticada, até a lateral do perfil de forma a conhecer o empeno total do material, em milímetros. Essa atividade dura em média de 10 a 15 minutos e, durante esse tempo, o processo na desempenadeira é interrompido.
Caso o perfil esteja de acordo com os valores esperados, o processo na desempenadeira é retomado. Caso sejam identificados valores de empeno acima do tolerado, a desempenadeira precisa ser reajustada e o processo de verificação manual do empeno é realizado com uma nova amostra, até que os valores normatizados sejam alcançados.
Espera-se com esse desafio encontrar soluções para medição automatizada e em tempo real do empeno do tipo alma dos perfis metálicos na laminação, garantindo assim que os perfis estejam de acordo com as exigências, dando agilidade ao processo e reduzindo o tempo de parada para medições.