Anglo American segue na sua segunda edição, como Indústria do Futuro, para se conectar com startups que tenham soluções para dois desafios no Challenge FIEMG Lab 2022.
Para as indústrias, um fator que pode ser o diferencial na busca entre a competitividade e a sustentabilidade da organização é a adoção da inovação aberta como ação estratégica de negócio.
O universo da tecnologia já promove e nos permite acessar um ambiente propício para o crescimento das indústrias, em parceria com startups indtechs com soluções que fazem sentido para as necessidades de grandes empresas.
Sendo assim, todos os anos promovemos junto às nossas Indústrias do Futuro, o Challenge FIEMG Lab – Programa de desafios de inovação aberta que proporciona oportunidades de negócios e desenvolvimento para startups e spin-offs de todo o Brasil.
O que é o Challenge FIEMG Lab?
Como hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil, criamos oportunidades de conexão que possibilitam o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias.
O programa compreende, identifica, conecta e aplica novas soluções e tecnologias aderentes aos desafios propostos e já lançamos mais de 20 desafios no mercado ao longo das jornadas.
São 5 fases executadas durante, aproximadamente, 7 meses de trabalho com foco na solução prática de desafios específicos da indústria.
Sua indústria precisa resolver desafios para alavancar resultados, aumentar segurança, otimizar processos e/ou obter grandes aprendizados no processo de inovação?
Realize o seu contato com a gente pelo fiemglab@fiemglab.com.br e vamos iniciar uma conversa sobre como é ser uma Indústria do Futuro FIEMG Lab e os benefícios dessa parceria.
Conheça nosso Speed Dating: fiemglab.com.br/aceleracaofiemglab40/speed-dating-fiemg-lab/
Oportunidade para Startups no
Anglo American Challenge FIEMG Lab
A Anglo American, empresa global de mineração diversificada e uma das Indústrias do Futuro do FIEMG Lab, está lançando em parceria com o Hub, a segunda edição do Anglo American Challenge FIEMG Lab.
A participação no Programa engloba benefícios para as startups, como:
- Contratação para realização da POC, caso a startup avance nas etapas do programa;
- Expansão da solução da startup, uma vez validado o teste e colaboração e
- Aprendizado em conjunto com a equipe do FIEMG Lab e o time técnico da Anglo American.
Se você é uma startup B2B com soluções inovadoras para aderentes à realidade da indústria, clique no link e se inscreva agora: fiemglab.com.br/challenge/angloamerican-2022/
Anglo American busca soluções
para dois desafios no Challenge FIEMG Lab
A iniciativa busca por startups e/ou spin-offs que possam solucionar os 2 desafios descritos a seguir:
O minério de ferro é transportado de Conceição do Mato Dentro (MG) até a cidade de São João da Barra (RJ) por meio do mineroduto Minas-Rio.
Com 529 Km de extensão, ele é considerado o maior mineroduto de minério de ferro do mundo.
Por conta da grande extensão e dos altos valores de pressão e vazão, são utilizadas bombas de deslocamento positivo no processo.
Oscilações de pressão nas bombas produzem pulsações que se propagam ao longo do mineroduto e que devem ser controladas.
A Anglo American possui sensores posicionados nas saídas das estações de bombeamento para controle das pulsações e que fornecem dados como vazão, pressão, número de bombas em operação, velocidade das bombas, tipo de material que está sendo bombeado (se polpa ou água) e densidade.
O objetivo do desafio é correlacionar, em tempo real, os dados de pulsação com outros parâmetros do mineroduto que são coletados pelos sensores já instalados.
Busca-se por soluções que forneçam informações de variações no nível de pulsação e as causas dessa variação notificando através de alarmes.
Clique no link a seguir https://fiemglab.com.br/challenge/angloamerican-2022/ e saiba mais sobre o programa. As inscrições encerram 06/junho.
A amina é o principal reagente no processo de flotação para separação do ferro e da sílica.
Esse reagente chega à Anglo American 100% concentrado e é diluído em água de forma automática até chegar a uma concentração padrão de 2% em solução, com margem de erro aceitável de 0,1% absoluto.
Concentrações de amina na solução que fuja do padrão citado influenciam no processo de flotação e, consequentemente, no produto final.
Duas vezes ao dia são retiradas amostras da solução de amina diluída em água e enviadas para um laboratório da Anglo American para análise da concentração.
Entre a coleta desse material até o resultado, o processo dura 1,5 hora.
Além disso, a amina é um insumo de alto custo e é comprada e utilizada em grandes volumes, é um produto corrosivo e possui várias propriedades químicas e físicas que podem ser exploradas como refração, polarização, condutividade, entre outras.
Espera-se com esse desafio encontrar soluções de análise automatizada e em tempo real da concentração de amina em solução, assim a produção terá informação para manter a concentração correta de amina garantindo a qualidade do produto final e evitando desperdícios da produção.
A solução deve ser de simples manutenção no que diz respeito à frequência e custo.
Confira alguns depoimentos das empresas participantes do programa Challenge FIEMG Lab
Posts recentes
Categorias
Arquivos
- outubro 2024
- agosto 2024
- março 2024
- fevereiro 2024
- janeiro 2024
- dezembro 2023
- novembro 2023
- outubro 2023
- setembro 2023
- agosto 2023
- julho 2023
- maio 2023
- abril 2023
- março 2023
- fevereiro 2023
- janeiro 2023
- setembro 2022
- agosto 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- outubro 2021
- agosto 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
Comentários
- FIEMG Lab | 4 Iniciativas de Tecnologia para Carbono Zero na Indústria 4.0 em Tendências em Inovação industrial para 2023
- FIEMG Lab | O que é e Como Aplicar o Metaverso na Indústria 4.0? em Tendências em Inovação industrial para 2023
- FIEMG Lab | Desafios e Boas Práticas na Relação entre Indústria e Startup em Metodologias Ágeis: O que são e Como usá-las para Inovar na Indústria
- FIEMG Lab | 7 Tendências em Inovação Industrial para Acelerar sua Indústria em 2023 em A importância das Provas de Conceito para a inovação aberta entre startups e indústrias
- FIEMG Lab | 6 Soluções Sustentáveis de Inovação Aberta para a Indústria em Aplicabilidades e Desafios da Inteligência Artificial com Rutson Aquino, da Stellantis e Igor Santiago, da Startup I.Systems