Startups oferecem soluções com tecnologia de ponta no setor industrial à Stellantis por meio do Challenge FIEMG Lab
Jornada Stellantis Challenge FIEMG Lab conectando indtechs com tecnologia industrial às grandes Indústrias do Futuro
Por Denise Lucas
Dois desafios, 97 soluções inscritas, oito startups pré-selecionadas apresentaram propostas técnico-comerciais de tecnologia industrial e quatro foram contratadas para as provas de conceito.
Este é o resultado da jornada da Stellantis Challenge FIEMG Lab, que foi realizada neste ano.
“Nesta edição, foi apresentado um grande número de soluções tecnológicas capazes de ajudar nos desafios desenhados pela Stellantis, nossa indústria-madrinha”, conta Gabriella Gonçalves de Mattos Sant’anna, gerente de Aceleração de Negócios e Ecossistemas do hub FIEMG Lab.
Segundo Sant’anna, ao longo dos meses de trabalho da jornada, houve uma intensa colaboração entre Carga 24h, Fretefy, Getter e Phygitall – startups que foram as selecionadas para a realização dos desafios – e a Stellantis.
“A ideia foi que as startups destravassem os desafios tecnológicos e processuais para a realizar as Provas de Conceito de forma ágil e entregando valor”, ressalta a gestora.
O FIEMG Lab é o hub de inovação aberta da indústria com startups, sendo voltado exclusivamente para indtechs.
“Nosso intuito é incentivar a indústria a conhecer e interagir com o ecossistema de empreendedorismo e inovação e a estar mais aberta e preparada para desenvolver projetos com as startups”, afirma Sant’anna.
A gestora ressalta que, atualmente, o mundo está passando por um período de mudanças na forma de fazer e desenvolver negócios e que as startups são fundamentais neste processo de identificação de tecnologia industrial aderente.
“Elas trazem o setor produtivo para era digital, promovendo soluções com tecnologia de ponta e maior agilidade na execução, por meio do contato com a cultura das startups”, pontuando a importância da conexão realizada pelo FIEMG Lab.
O grupo Stellantis, considerado um dos maiores da indústria automotiva, resultado da fusão da Fiat-Chrysler e Grupo PSA, é uma das indústrias-madrinhas desta edição (2021).
Para Marina Lima, responsável pelo Stellantis Venture Lab na América do Sul:
“A inovação aberta é estratégica em todas as nossas frentes: Cultura, Conexão, Agilidade e Novas Oportunidades de Negócio. Acreditamos que o trabalho colaborativo com todo o ecossistema gera maior eficiência operacional, além de proporcionar melhores serviços, produtos e experiências para os nossos clientes”.
Para o Coordenador de Manufatura Digital e Inovação Stellantis, Rutson Aquino, a parceria com o FIEMG Lab foi de grande valor para o desenvolvimento de novas soluções, principalmente, em função da metodologia utilizada para o desenvolvimento do desafio proposto.
“Uma das frases que marcou foi: ‘prazo fixo, escopo variável’. Então, independentemente do que acontecesse, o prazo foi mantido e o resultado foi entregue. Em oito semanas, conseguimos entregar um valor para a empresa. A metodologia que eles colocaram, com acompanhamento direto, as disponibilidades das startups foi de muita importância garantiram o sucesso que tivemos. O processo acrescentou muito para nossa área para o desenvolvimento de novas soluções”, destaca Rutson Aquino.
A equipe Stellantis em discussão com as startups conseguiu chegar em duas soluções completamente diferentes para o desafio.
“Foi algo totalmente inovador, inclusive para a própria Phygitall. Para gente foi uma solução realmente muito nova, não tínhamos pensado nisso. Conseguimos validar, controlar e funcionar, muito por esse valor”, frisa.
Desafios – As startups Carga 24h, Fretefy, Getter e Phygitall, que foram selecionadas para as provas de conceito do Stellantis Challenge FIEMG Lab, solucionaram dois desafios: Contratação Direta de Frete e Solução Dinâmica para Tempo Ciclo de Operação.
No desafio Contratação Direta de Frete, as startups Carga 24h e Fretefy apresentaram soluções na área de gestão da contratação e operacionalização do transporte, com o intuito de otimizar processos e reduzir os custos de operação.
“A participação no desafio Contratação Direta de Frete foi muito importante e gratificante, porque conseguimos apresentar o potencial de nossa ferramenta e claro ajudar a Stellantis a testar uma nova modalidade de contratação de frete”, conta Adriano Guardiano, especialista de Produtos da Fretefy. “Ficamos muito felizes com os resultados e objetivos alcançados”, ressalta o representante da startup curitibana, que é especialista em tecnologia para transporte de cargas.
Já no desafio Solução Dinâmica para Tempo Ciclo de Operação, a proposta foi que as startups Getter e Phygitall identificassem em tempo real, as operações manuais de montagem dos automóveis e comparassem com a ação prevista, de forma a fornecer informações e análises sobre desvios e tendências para uma tomada de decisão rápida e precisa na redução do tempo ciclo.
“O projeto foi executado junto com o time de inovação em Manufatura da Stellantis”, conta Lúcio Netto, diretor Comercial e Marketing da Phygitall.
A empresa desenvolveu os wearables IoT Phyll Smartband (Pulseira Inteligente) e Phyll Smartbadge (Crachá Inteligente) para análise de movimentos das mãos com o objetivo de determinar o tempo entre o início e o fim de uma atividade de montagem de peças na linha de produção automotiva.
Segundo Netto, os resultados obtidos com a tecnologia industrial foram acima do esperado e permitiram identificar tendências do comportamento do operador na linha de montagem.
“Os dados levantados ajudaram na detecção e análise do tempo de ciclos, identificando os períodos de execução que ultrapassaram o padrão pré-definido e as etapas que estavam gastando mais tempo que outras”, afirmou esclarecendo ainda que, com os resultados obtidos, foi possível apontar oportunidades de melhorias na execução das atividades na linha de produção.